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Estratégia territorial - proposta de uma Rede de Aldeias turísticas sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão

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Projeto Mestrado Rui Ferraz set.2021.pdf3.75 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O turismo, tal como muitas outras atividades económicas, é nos dias de hoje uma atividade que se desenvolve de forma conectada e em rede. Para tal, foi desenvolvido um trabalho de identificação de 4 aldeias em Santa Comba Dão, com diversas potencialidades turísticas, com o objetivo de interligá-las em rede e de forma colaborativa, definindo linhas orientadoras tendo em vista a sustentabilidade deste território. Derivado de uma globalização instalada, é praticamente impossível atuar sem ter em conta os vários stakeholders existentes, empreendendo esforços com finalidades conjuntas. De forma a atuar eficientemente num território desprovido de um desenvolvimento turístico devidamente estruturado, este projeto irá focar-se em ações que promovam o aproveitamento das diversas potencialidades identificadas nestas 4 aldeias. A principal conclusão assenta nos benefícios que se consideraram poder advir da implementação de uma rede de 4 aldeias sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão, seja a nível turístico, cultural, social, de recuperação patrimonial e arquitetónica, ou ainda a nível económico. Os resultados obtidos demonstram ainda uma grande preocupação na adoção e implementação de métodos sustentáveis e que atuem em prol de um desenvolvimento que não se baseie na exploração massificada, em que foi dado ênfase à valorização das tradições e costumes, o envolvimento dos negócios e população locais na Rede de Aldeias, ou ainda a adoção de energias amigas do ambiente. A mensagem de tranquilidade e autenticidade transmitido por este território foi algo extremamente valorizado, sendo que atualmente o turista procura soluções que permitam abrandar o ritmo, de forma a experienciar sensações marcadas por uma cadência mais lenta, especialmente se estas experiências forem vividas num contexto que ofereça várias opções de alojamento e atividades durante o período que estiverem nestas aldeias. Estes resultados realçam o quão importante se tornou agir de forma colaborativa, preterindo a individualidade, principalmente num período marcado por uma pandemia com resultados que originaram profundas transformações nos mercados, nas relações sociais e nas movimentações turísticas internacionais, em que o mercado português se viu “obrigado” a descobrir o turismo interno e as múltiplas ofertas existentes.

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Turismo em rede Stakeholders Autenticidade Sustentabilidade Desenvolvimento

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