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Authors
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Abstract(s)
A paragem cardíaca súbita é uma importante causa de morte no mundo. Na Europa afeta
cerca de 700.000 indivíduos por ano e a probabilidade de recuperar uma vítima em
paragem cardio-respiratória (PCR) com sucesso diminui 7 a 10% por cada minuto que
passa. Qualquer pessoa pode e deve aprender as manobras de SBV o que facilita o início
vital precoce das mesmas, pois os serviços de emergência raramente conseguem aceder
à vítima nos primeiros minutos após o colapso, pois grande parte das PCR ocorrem num
ambiente pré-hospitalar. A escola é um bom local para a introdução do ensino em SBV
pois a maioria da população passa pelo sistema de ensino. A Assembleia da República
resolve a 15 de março 2013, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição,
recomendar ao Governo que: “Introduza nas escolas nacionais, no início do ano letivo
de 2013 -2014, uma formação de frequência obrigatória dirigida aos alunos do 3.º ciclo
do ensino básico e com uma duração total de seis a oito hora” denominada de SBV. Este
estudo quantitativo, transversal e correlacionado analisa o nível de conhecimentos em
SBV e a motivação para SBV da comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares
de ação educativa) e o reconhecimento que estes têm do Enfermeiro como formador
nesta área (estudo A). Estudou-se também um padrão de formação em SBV para as
profissões de Saúde nas Escolas Superiores de Saúde (estudo B). Com base numa
amostra acidental de 951 indivíduos de três escolas para estudo A e de uma amostra de
11 escolas para estudo B concluiu-se que 90,1% da comunidade escolar não tem
formação em SBV e que desta forma não foi cumprida a recomendação do governo para
este ano letivo. Os alunos evidenciam um maior nível de conhecimentos em SBV em
relação aos professores e aos auxiliares de ação educativa. As competências nos fatores
de Reconhecimento e Ativação de Socorro são tendencialmente mais elevadas do que
nos fatores Execução de Manobras de Reanimação. A comunidade escolar no seu geral
reconhece mais competência ao Enfermeiro para ser formador em SBV. Todas as
Escolas Superiores de Saúde referiram ministrar SBV numa média de 15 horas com
aulas teóricas, práticas e teórico-práticas.
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Keywords
Suporte básico de vida Comunidade escolar Cidadania