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Influência do conflito trabalho-família na atitude e nas emoções dos professores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro
dc.contributor.authorCecílio, Patrícia Lopes Mamede
dc.date.accessioned2016-12-22T11:00:19Z
dc.date.available2016-12-22T11:00:19Z
dc.date.issued2016-11-03
dc.description.abstractOs constrangimentos da atualidade exigem que os dois elementos do casal trabalhem e dividam tarefas e responsabilidades familiares. Portanto, a incompatibilidade entre os domínios do trabalho e da família é uma realidade de grande importância. A difícil articulação destes dois domínios conduz à vivência do fenómeno designado por conflito trabalho-família (CTF). Sendo o CTF um conceito alvo de inúmeras investigações, considerou-se relevante estudá-lo no contexto da educação. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar o tipo de relação existente entre o CTF e determinadas atitudes e emoções sentidas pelos professores. Mais especificamente, pretende-se observar em que medida o CTF diminui o empenhamento afetivo (EA) e a felicidade (FEL) dos professores e proporciona o aumento dos seus níveis de stress. Neste sentido, é pretendida a análise das seguintes hipóteses de investigação: 1) O CTF relaciona-se negativamente com o EA do professor; 2) O CTF relaciona-se negativamente com a FEL do professor; 3) O CTF relaciona-se positivamente com o STRESS do professor. A amostra desta investigação é composta por 102 professores do ensino público e privado que responderam, voluntariamente, ao questionário apresentado no Anexo 1. A análise dos respetivos resultados foi realizada com recurso a correlações e regressões. Na geralidade, os docentes revelaram que o CTF está negativa e significativamente relacionado com o EA e com a FEL e positiva e significativamente relacionado com o STRESS. Foram confirmadas todas as hipóteses previamente formuladas. Os resultados obtidos nesta investigação contribuem para colmatar a falta de estudos sobre a relação entre estes conceitos no contexto da profissão docente. Além disso, a aplicabilidade deste tipo de estudos acaba por ser percebida apenas quando se percecionam os seus efeitos no desenvolvimento e implementação de estratégias que conduzam ao sucesso do equilíbrio na relação trabalho-família.pt_PT
dc.identifier.tid201465647pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2327
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConflito trabalho-família (CTF)pt_PT
dc.subjectEmpenhamento afetivo (EA)pt_PT
dc.subjectFelicidade (FEL)pt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.titleInfluência do conflito trabalho-família na atitude e nas emoções dos professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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