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Influência do conflito trabalho-família na atitude e nas emoções dos professores
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro | |
dc.contributor.author | Cecílio, Patrícia Lopes Mamede | |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T11:00:19Z | |
dc.date.available | 2016-12-22T11:00:19Z | |
dc.date.issued | 2016-11-03 | |
dc.description.abstract | Os constrangimentos da atualidade exigem que os dois elementos do casal trabalhem e dividam tarefas e responsabilidades familiares. Portanto, a incompatibilidade entre os domínios do trabalho e da família é uma realidade de grande importância. A difícil articulação destes dois domínios conduz à vivência do fenómeno designado por conflito trabalho-família (CTF). Sendo o CTF um conceito alvo de inúmeras investigações, considerou-se relevante estudá-lo no contexto da educação. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar o tipo de relação existente entre o CTF e determinadas atitudes e emoções sentidas pelos professores. Mais especificamente, pretende-se observar em que medida o CTF diminui o empenhamento afetivo (EA) e a felicidade (FEL) dos professores e proporciona o aumento dos seus níveis de stress. Neste sentido, é pretendida a análise das seguintes hipóteses de investigação: 1) O CTF relaciona-se negativamente com o EA do professor; 2) O CTF relaciona-se negativamente com a FEL do professor; 3) O CTF relaciona-se positivamente com o STRESS do professor. A amostra desta investigação é composta por 102 professores do ensino público e privado que responderam, voluntariamente, ao questionário apresentado no Anexo 1. A análise dos respetivos resultados foi realizada com recurso a correlações e regressões. Na geralidade, os docentes revelaram que o CTF está negativa e significativamente relacionado com o EA e com a FEL e positiva e significativamente relacionado com o STRESS. Foram confirmadas todas as hipóteses previamente formuladas. Os resultados obtidos nesta investigação contribuem para colmatar a falta de estudos sobre a relação entre estes conceitos no contexto da profissão docente. Além disso, a aplicabilidade deste tipo de estudos acaba por ser percebida apenas quando se percecionam os seus efeitos no desenvolvimento e implementação de estratégias que conduzam ao sucesso do equilíbrio na relação trabalho-família. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201465647 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2327 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Conflito trabalho-família (CTF) | pt_PT |
dc.subject | Empenhamento afetivo (EA) | pt_PT |
dc.subject | Felicidade (FEL) | pt_PT |
dc.subject | Stress | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.title | Influência do conflito trabalho-família na atitude e nas emoções dos professores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão | pt_PT |
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