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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As preocupações com o elevado consumo de combustíveis fósseis e a crescente
poluição atmosférica conduziram ao desenvolvimento dos veículos elétricos e dos
veículos elétricos híbridos.
O crescimento do parque automóvel elétrico levou à necessidade de considerar a
sua integração na rede eléctrica, ao nível dos impactos estimados, mas também na sua
potencial contribuição para uma gestão inteligente do sistema, funcionando como um
buffer da energia produzida, permitindo desacoplar a produção do consumo, e assim
melhor a eficiência global.
Neste trabalho foi efetuado um estudo relacionado com a ligação bidirecional
entre os veículos eléctricos e a rede eléctrica que permitirá o uso das baterias instaladas
nos veículos participar nesse apoio à rede, debruçando-se primeiramente sobre o
desenvolvimento das baterias que permanecem como elos mais fracos.
Utilizando diferentes ferramentas de simulação e de análise de resultados foi
depois efetuado um estudo sobre dois sistemas alternativos capazes de implementar o
conceito V2G respeitando as restrições do ponto de vista normativo.
Os resultados obtidos a partir de uma simulação coordenada entre os programas
Simulink/Matlab e PSIM permitiram demostram o bom funcionamento dos 2 sistemas
propostos, permitindo ficar com a convicção que o conversor multinível será capaz de
proporcionar os resultados desejados com um menor tempo de resposta.
Description
Keywords
Electric vehicle Bidirectional AC-DC converter DC-DC converter Veículo para rede (V2G)