Repository logo
 
Publication

Um percurso reflexivo em Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.authorGaspar, Marilyne Dias
dc.date.accessioned2020-01-23T12:02:01Z
dc.date.available2020-01-23T12:02:01Z
dc.date.issued2019-10-30
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de Jardim de Infância I (IPSS) e Jardim de Infância II (rede pública). Na primeira parte, relato experiências realizadas em Creche (primeiras semanas de observação, rotinas das crianças, interações estabelecidas nos diferentes espaços, ciclo de ação pedagógica - observar, planificar e avaliar) e revelo reflexões pessoais sobre experiências vividas, dificuldades sentidas e sobre a importância do papel do educador na primeira infância. Nesta primeira parte revelo, ainda, o ensaio investigativo de caráter descritivo qualitativo com evidências quantitativas realizado com as onze crianças da “Sala das Surpresas” (com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses) que procurou identificar evidências matemáticas durante o momento de brincadeira livre/rotina diária e refletir sobre a emergência das ideias matemáticas em contexto de creche. Os dados recolhidos através de gravações de vídeo foram transcritos e sujeitos a uma análise de conteúdo e revelaram que as crianças nas suas rotinas diárias vão desenvolvendo conhecimentos no âmbito da medição e do espaço de forma intuitiva e informal. Na segunda parte, abordo aprendizagens realizadas no âmbito das práticas de ensino supervisionadas em Jardim de Infância I e II, nomeadamente as interações, as experiências e dificuldades sentidas, o ciclo de ação pedagógica, a avaliação por Portfólio e a Metodologia de Trabalho de Projeto. No final desta segunda parte, reflito sobre o percurso formativo vivido nestes contextos (IPSS e público) aquando da realização de um Portfólio individual e da aplicação da Metodologia de Trabalho de Projeto, evidenciando as diferenças entre as experiências em Jardim de Infância I e Jardim de Infância II.pt_PT
dc.identifier.tid202380238pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4548
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRotinapt_PT
dc.titleUm percurso reflexivo em Educação de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeo contributo da matemática no desenvolvimento e aprendizagem da(s) criança(s) na Primeira Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Mestrado_Marilyne Gaspar_Setembro_2019_.pdf
Size:
3.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: