Publication
Um percurso reflexivo em Educação de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.author | Gaspar, Marilyne Dias | |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T12:02:01Z | |
dc.date.available | 2020-01-23T12:02:01Z | |
dc.date.issued | 2019-10-30 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e a segunda parte à prática de ensino supervisionada em contexto de Jardim de Infância I (IPSS) e Jardim de Infância II (rede pública). Na primeira parte, relato experiências realizadas em Creche (primeiras semanas de observação, rotinas das crianças, interações estabelecidas nos diferentes espaços, ciclo de ação pedagógica - observar, planificar e avaliar) e revelo reflexões pessoais sobre experiências vividas, dificuldades sentidas e sobre a importância do papel do educador na primeira infância. Nesta primeira parte revelo, ainda, o ensaio investigativo de caráter descritivo qualitativo com evidências quantitativas realizado com as onze crianças da “Sala das Surpresas” (com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses) que procurou identificar evidências matemáticas durante o momento de brincadeira livre/rotina diária e refletir sobre a emergência das ideias matemáticas em contexto de creche. Os dados recolhidos através de gravações de vídeo foram transcritos e sujeitos a uma análise de conteúdo e revelaram que as crianças nas suas rotinas diárias vão desenvolvendo conhecimentos no âmbito da medição e do espaço de forma intuitiva e informal. Na segunda parte, abordo aprendizagens realizadas no âmbito das práticas de ensino supervisionadas em Jardim de Infância I e II, nomeadamente as interações, as experiências e dificuldades sentidas, o ciclo de ação pedagógica, a avaliação por Portfólio e a Metodologia de Trabalho de Projeto. No final desta segunda parte, reflito sobre o percurso formativo vivido nestes contextos (IPSS e público) aquando da realização de um Portfólio individual e da aplicação da Metodologia de Trabalho de Projeto, evidenciando as diferenças entre as experiências em Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202380238 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4548 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Rotina | pt_PT |
dc.title | Um percurso reflexivo em Educação de Infância | pt_PT |
dc.title.alternative | o contributo da matemática no desenvolvimento e aprendizagem da(s) criança(s) na Primeira Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Mestrado_Marilyne Gaspar_Setembro_2019_.pdf
- Size:
- 3.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: