Repository logo
 
Publication

O Impacto do lançamento de uma IPO no Valor da Marca Corporativa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFebra, Lígia Catarina Marques
dc.contributor.advisorCosta, Magali Pedro
dc.contributor.authorTavares, Daniela Patrícia Marmelo
dc.date.accessioned2023-12-20T14:20:12Z
dc.date.available2023-12-20T14:20:12Z
dc.date.issued2023-07-11
dc.description.abstractA presente dissertação propõe analisar se o lançamento de ofertas públicas iniciais influencia positivamente o valor da marca corporativa, bem como verificar se a reputação corporativa tem efeito mediador na relação entre as ofertas públicas iniciais e o valor da marca corporativa. Para concretizar o objetivo do estudo foram utilizados dois modelos adaptados do modelo de Pagano et al. (1998), com dados em painel, sendo a amostra composta por 33 empresas com marcas corporativas internacionais que realizaram ofertas públicas iniciais, no período entre 2007 e 2019. Os resultados obtidos permitem concluir que o lançamento de uma oferta pública inicial influencia positivamente o valor da marca corporativa a longo prazo, nomeadamente a partir do terceiro ano após IPO. Além disso, os resultados indicam que o lançamento de uma oferta pública inicial influencia positivamente a reputação corporativa, e que esta, por sua vez exerce um impacto positivo no valor da marca corporativa, sendo que o efeito mediador que a reputação corporativa tem na relação entre o lançamento de uma oferta pública inicial e o valor da marca corporativa só é significativo a partir do terceiro ano após o lançamento da IPO.pt_PT
dc.identifier.tid203436270pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9112
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOfertas Públicas Iniciaspt_PT
dc.subjectValor Da Marca Corporativapt_PT
dc.subjectReputação Corporativapt_PT
dc.titleO Impacto do lançamento de uma IPO no Valor da Marca Corporativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Finanças Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - O impacto do lançamento de uma IPO no valor da marca corporativa - Daniela Tavares - Versão.pdf
Size:
743.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: