dc.contributor.author | Fernandes, Paulo Alexandre Lopes | |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Sofia Patrício Pinto | |
dc.contributor.author | Silva, João Pedro Cruz da | |
dc.contributor.author | Carvalho, Fernando Brites | |
dc.date.accessioned | 2020-10-23T15:52:07Z | |
dc.date.available | 2020-10-23T15:52:07Z | |
dc.date.issued | 2010-05 | |
dc.description | Relatório produzido pelo consórcio Instituto Politécnico de Leiria/Nerlei/Deloitte | pt_PT |
dc.description.abstract | Até agora, em Portugal, tem havido a tendência de realizar estudos sobre a alta velocidade ferroviária (AV) do ponto de vista do país em geral ou de sectores económicos específicos. O facto de estes estudos serem feitos a um nível macro dificulta que a população em geral perceba os efeitos que a AV pode trazer nas suas vidas. A relevância deste estudo justifica-se, então, por três grandes razões: pela necessidade de avaliar e explicar, de forma tangível para as regiões e populações locais, as influências da AV; pela necessidade de identificar oportunidades e riscos para as regiões servidas; e pela necessidade de encorajar a discussão nas regiões no sentido de melhor se mobilizarem para o aproveitamento da nova infra-estrutura. A realização de um estudo regional está alinhada com a prática internacional. Países como a Espanha, França e Alemanha estudam o impacto do investimento da AV na economia regional. Este tipo de investimento tem até por vezes o objectivo claro de desenvolver regiões específicas de um país. A primeira componente do estudo é destinada à análise dos efeitos da AV em regiões europeias comparáveis à de Leiria e tem como objectivo compreender os efeitos associados ao desenvolvimento da rede de AV nas cidades e regiões seleccionadas. Após análise caso a caso, considerou-se como principais critérios de selecção as semelhanças socioeconómicas, demográficas e culturais com Portugal, as características da AV como a tipologia da infra-estrutura e do seu tráfego e a proximidade com a capital, resultando na selecção de 8 cidades e regiões espanholas (Ciudad Real, Guadalajara, Toledo, Segovia e Valladolid) e francesas (Le Mans (Sarthe), Vendôme (Loire-et-Cher) e Reims (Marne)). Nas regiões analisadas, observou-se que a AV contribuiu para o bem-estar das populações, reduzindo tempos de viagem face à viatura particular (sempre mais de 50%) e aumentando o acesso ao trabalho e lazer. Observou-se, também, que a AV contribui para a produtividade e dinamismo económico das regiões, aumentando a produtividade, pelo efeito de escala Rede de Alta Velocidade - avaliação da sua influência na região de Leiria decorrente da aproximação de mercados e pela redução de tempo e custos de transporte. Por último, em termos das principais influências, e consequência das observações anteriores e da dinâmica local de desenvolvimento (ou nível da reorganização urbanística e acessibilidades, por exemplo), observou-se também que a AV contribuiu de forma concreta para captar investimento e população para as regiões analisadas. Importa salientar que a AV per si não é condição suficiente para fomentar o crescimento, mas antes funciona como facilitador ou catalisador do desenvolvimento regional. Na segunda componente do estudo, foram ouvidos os representantes do tecido económico e social da região de Leiria no sentido de compreender quais influências antecipadas na região. Para tal, foram realizadas 53 entrevistas individuais a empresas, associações comerciais e industriais, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, instituições de turismo, mobilidade, saúde e educação. No seguimento dessas entrevistas foram realizadas ainda três sessões de trabalho, uma com representantes das empresas, outra com os representantes do Turismo da região e uma última com os Presidentes da Câmara de Leiria e da Marinha Grande e da Junta de Freguesia da Barosa, no sentido de validar e reforçar as conclusões retiradas nas entrevistas individuais. Os interlocutores identificaram em conjunto as oportunidades e riscos decorrentes da chegada da AV à região assim como recomendações de acção para concretizar as oportunidades e mitigar os riscos. É fundamental assegurar condições que favoreçam a influência positiva da nova infraestrutura, tirando partido de aspectos que já caracterizam a região de Leiria, como a existência de pólos de atractividade turística, a disponibilidade de competências especializadas e a capacidade dos agentes locais para se mobilizarem. De facto, para se tirar proveito da nova infra-estrutura, é essencial que esta seja inserida no projecto das cidades receptoras da linha de AV, assim como da região como um todo. A AV só se converte num elemento dinamizador se existir um projecto sólido do território e quando este é capaz de identificar oportunidades e desenhar estratégias necessárias para que a AV seja parte integrante desse projecto. | pt_PT |
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dc.identifier.citation | Fernandes, P.A.L., Lopes, A.S.P.P., Silva, J.P.C., Carvalho, F.B., Rede de Alta Velocidade: Avaliação da sua influência na região de Leiria, Relatório Técnico publicado pela RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A./Secretaria de Estado dos Transportes, Maio 2010 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5177 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A./Secretaria de Estado dos Transportes | pt_PT |
dc.subject | Engenharia civil | pt_PT |
dc.subject | Alta velocidade ferroviária | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento regional | pt_PT |
dc.subject | Planeamento território | pt_PT |
dc.subject | Civil engineering and architecture | pt_PT |
dc.title | Rede de Alta Velocidade: Avaliação da sua influência na região de Leiria | pt_PT |
dc.type | report | |
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