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A sala de aula invertida (Flipped Classroom) na promoção da diferenciação pedagógica: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.author | Madruga, Matilde Lomba Malta | |
dc.date.accessioned | 2017-01-13T11:50:48Z | |
dc.date.available | 2017-01-13T11:50:48Z | |
dc.date.issued | 2016-10-19 | |
dc.description.abstract | Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e está organizado em três capítulos. No capítulo I – Enquadramento teórico, apresenta-se a evolução histórica da expressão Diferenciação Pedagógica e exemplos pedagógicos de democratização do ensino a nível internacional e nacional. Seguidamente, dá a conhecer o trabalho cooperativo e explana o conceito de Flipped Classroom inserido nos contextos escolares habituais (ensino superior). Por fim, revela exemplos de práticas de utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação no ensino das Línguas Estrangeiras mostrando as ferramentas mais usuais ou mais comuns. O capítulo II – Estudo empírico, apresenta o projeto desenvolvido numa turma de 31 alunos, do 7.º ano que se encontrava em iniciação à Língua Estrangeira II – Francês. Procurando experimentar o sistema Flipped Classroom numa unidade temática do programa da disciplina, no 2.º período do ano letivo 2015/2016. Neste capítulo apresenta-se a metodologia adotada. Optando-se pelo estudo de caso, explorou-se o fenómeno, limitado no tempo e na ação. Segundo o paradigma do professor investigador, o investigador encontrou-se no campo de trabalho, observou e emitiu os seus juízos de valor, interpretando os dados observáveis e recolhidos. No capítulo III – Apresentação e discussão de resultados, passa-se à descrição exaustiva da experiência de sala de aula invertida, na turma de 7.º ano visada e à apresentação e discussão dos dados recolhidos. Através destes dados, a investigadora construiu conhecimento que poderá beneficiar educadores/professores no exercício das suas práticas, mostrando, com este caso único, experimentações que poderão inspirá-los noutros contextos educativos/escolares com outros públicos específicos. Este estudo intensivo de um caso contém generalizações com aplicabilidade a situações escolares contemporâneas de larga abrangência. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201549026 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2415 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia diferenciada | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Línguas | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia educativa | pt_PT |
dc.subject | Flipped classroom | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 2º ciclo | pt_PT |
dc.title | A sala de aula invertida (Flipped Classroom) na promoção da diferenciação pedagógica: uma experiência no 7.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |