Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
830.77 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O AVC é uma patologia com um elevado impacto na funcionalidade da pessoa. Após um AVC podem-se verificar alterações cognitivas, neuromotoras, comportamentais e emocionais, as quais comprometem a saúde mental, nomeadamente a autoestima do indivíduo. Constata-se que as pessoas que apresentam uma elevada autoestima encontram-se mais saudáveis e satisfeitas psicologicamente, contrariamente às pessoas com baixa autoestima que se encontram mais angustiadas psicologicamente e possivelmente deprimidas.
A autoestima constitui, portanto, um foco de atenção relevante no domínio da Enfermagem. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem um papel importante no cuidado à pessoa com autoestima diminuída, tendo à sua disposição várias intervenções autónomas e especializadas.
Por sua vez, a síntese da evidência científica e a divulgação das intervenções de enfermagem promotoras da autoestima com a pessoa após AVC, tem interesse para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, considerando que este profissional desempenha um papel importante na promoção da autoestima.
Objetivo: Mapear intervenções de enfermagem na promoção da autoestima com a pessoa após AVC, com a identificação das suas características, participantes e contextos de implementação.
Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura mais especificamente uma scoping review, com base nos princípios do Joanna Briggs Institute. A pesquisa científica realizada decorreu nas bases de dados: EBSCOhost, Web of Science Core Collection (acesso via Web of Science - ISI Web of Knowledge), Scopus e PubMed. Na pesquisa, importa salientar que houve em consideração, a “literatura cinzenta” incluída nas bases de dados RCAAP e RENATES, como relatórios académicos e dissertações de mestrado. Os estudos selecionados descrevem intervenções de enfermagem promotoras da autoestima com a pessoa após AVC com restrição dos participantes e dos contextos. Nos idiomas foram considerados, o inglês, português, espanhol e francês, tendo sido definido um limite temporal entre 2005 e 2022. Os dados foram extraídos com recurso ao Preferred Reporting Items for Systematic reviews and MetaAnalyses extension for Scoping Reviews. Foi realizada síntese dos resultados sob a forma de representações visuais, em formato narrativo e tabelas. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Resultados e Discussão: Foram incluídos cinco estudos na revisão. Identificaram-se intervenções de enfermagem promotoras da autoestima, com diferentes denominações, características, contextos e participantes. Porém, foi necessário alargar o período de pesquisa por ser uma população específica (pessoas com AVC) e haver pouca investigação nessa área relativamente à intervenção de enfermagem na promoção da autoestima. Conclusões: Os artigos selecionados responderam às questões de investigação, visto que, demostraram quais as intervenções de enfermagem promotoras da autoestima com as pessoas após AVC; quais as características dessas intervenções, assim como, os contextos em que podem ser implementadas. Este estudo reflete, as lacunas em termos de evidência das intervenções de enfermagem promotoras da autoestima em pessoas após AVC. Nesse sentido, mais estudos são necessários, sendo que os estudos futuros devem ter em conta, as limitações expostas nesta investigação.
Description
Keywords
Acidente Vascular Cerebral Autoestima Enfermagem Saúde Mental Intervenções