Repository logo
 
Publication

A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, José Carlos Laranjo
dc.contributor.advisorVieira, Ana Maria de Sousa Neves
dc.contributor.authorAlexandre, Ivania Quintino
dc.date.accessioned2024-02-26T14:33:24Z
dc.date.available2024-02-26T14:33:24Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.description.abstractO presente estudo desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica. Possibilita analisar de que forma o Clube Ubuntu, do Programa Escolas Ubuntu (PEU), contribui para a transformação dos alunos em agentes de mudança, nomeadamente a nível da formação de cidadãos comprometidos com a ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora. Com esta investigação pretende-se perceber se, através das ações desenvolvidas pelos jovens no seio do Clube, os três eixos estruturantes do conceito Ubuntu - Ética do Cuidado, Contruir Pontes e Liderança Servidora - são materializados. Procura ainda avaliar a satisfação dos jovens face ao PEU, em específico o Clube Ubuntu e, por fim, analisar o impacto do Clube Ubuntu na comunidade escolar. O enquadramento teórico abrange várias vertentes: descreve o conceito Ubuntu relacionando-o com os três eixos estruturantes; expõe o Método Ubuntu examinando os seus cinco Pilares Ubuntu, enquanto competências socioemocionais a serem apreendidas pelos envolvidos; introduz as estratégias pedagógicas intrínsecas ao Método; dá a conhecer a Academia de Líderes Ubuntu – Programa Escolas Ubuntu; apresenta, o Clube Ubuntu enquanto estrutura do programa com a finalidade de disseminar a filosofia Ubuntu; finalmente, explora a pertinência do PEU no contexto escolar e enquanto programa de inovação pedagógica. Considerando os objetivos do presente estudo, o mesmo analisou o contexto real da dinamização de um Clube Ubuntu, no decorrer do ano letivo 2022-2023. Assim, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os instrumentos de recolha de dados compreendem entrevistas semiestruturas individuais, focus group e análise documental. Para o processo de análise dos resultados obtidos, recorreu-se ainda à triangulação de dados. Pode-se inferir que a participação dos alunos no Clube Ubuntu, contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento enquanto pessoas. Promove a aprendizagem de determinadas competências socioemocionais e, consequentemente capacita-os enquanto líderes servidores, agentes conscientes, responsáveis e participativos nas comunidades, capazes de gerar transformações positivas na comunidade.pt_PT
dc.identifier.tid203538080pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9485
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectClube Ubuntupt_PT
dc.subjectLiderança Servidorapt_PT
dc.subjectConstrução de Pontespt_PT
dc.subjectMétodo Ubuntupt_PT
dc.subjectÉtica do Cuidadopt_PT
dc.subjectPrograma Escolas Ubuntupt_PT
dc.titleA CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Ivânia Alexandre.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: