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A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marques, José Carlos Laranjo | |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ana Maria de Sousa Neves | |
dc.contributor.author | Alexandre, Ivania Quintino | |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T14:33:24Z | |
dc.date.available | 2024-02-26T14:33:24Z | |
dc.date.issued | 2023-12-20 | |
dc.description.abstract | O presente estudo desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica. Possibilita analisar de que forma o Clube Ubuntu, do Programa Escolas Ubuntu (PEU), contribui para a transformação dos alunos em agentes de mudança, nomeadamente a nível da formação de cidadãos comprometidos com a ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora. Com esta investigação pretende-se perceber se, através das ações desenvolvidas pelos jovens no seio do Clube, os três eixos estruturantes do conceito Ubuntu - Ética do Cuidado, Contruir Pontes e Liderança Servidora - são materializados. Procura ainda avaliar a satisfação dos jovens face ao PEU, em específico o Clube Ubuntu e, por fim, analisar o impacto do Clube Ubuntu na comunidade escolar. O enquadramento teórico abrange várias vertentes: descreve o conceito Ubuntu relacionando-o com os três eixos estruturantes; expõe o Método Ubuntu examinando os seus cinco Pilares Ubuntu, enquanto competências socioemocionais a serem apreendidas pelos envolvidos; introduz as estratégias pedagógicas intrínsecas ao Método; dá a conhecer a Academia de Líderes Ubuntu – Programa Escolas Ubuntu; apresenta, o Clube Ubuntu enquanto estrutura do programa com a finalidade de disseminar a filosofia Ubuntu; finalmente, explora a pertinência do PEU no contexto escolar e enquanto programa de inovação pedagógica. Considerando os objetivos do presente estudo, o mesmo analisou o contexto real da dinamização de um Clube Ubuntu, no decorrer do ano letivo 2022-2023. Assim, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os instrumentos de recolha de dados compreendem entrevistas semiestruturas individuais, focus group e análise documental. Para o processo de análise dos resultados obtidos, recorreu-se ainda à triangulação de dados. Pode-se inferir que a participação dos alunos no Clube Ubuntu, contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento enquanto pessoas. Promove a aprendizagem de determinadas competências socioemocionais e, consequentemente capacita-os enquanto líderes servidores, agentes conscientes, responsáveis e participativos nas comunidades, capazes de gerar transformações positivas na comunidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203538080 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9485 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Clube Ubuntu | pt_PT |
dc.subject | Liderança Servidora | pt_PT |
dc.subject | Construção de Pontes | pt_PT |
dc.subject | Método Ubuntu | pt_PT |
dc.subject | Ética do Cuidado | pt_PT |
dc.subject | Programa Escolas Ubuntu | pt_PT |
dc.title | A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica | pt_PT |