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Abstract(s)
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a perturbação
neurocomportamental persistente do desenvolvimento psicológico mais comum nas
crianças em idade escolar, caracterizada por altos níveis de desatenção e/ou
hiperatividade e comportamentos impulsivos. O presente trabalho é um estudo de caso
realizado com uma criança de 9 anos de idade com diagnóstico de PHDA. O objetivo do
estudo é analisar reflexivamente a implementação de um programa de intervenção (8
sessões, com incidência a nível postural e locomotor) na atenção e na coordenação motora
global da criança em causa. Foram realizados testes, nomeadamente i) o Teste UFOV -
velocidade de processamento visual e atenções dividida e seletiva, ii) o Teste Toulouse-
Piéron - atenção concentrada, iii) e o Teste KTK - coordenação motora global. Foram
realizadas entrevistas e aplicou-se a Escala de Conners aos pais da criança, a fim de
conhecer e avaliar o comportamento da mesma fora do contexto de intervenção. Os
resultados em atenção concentrada (Teste Toulouse-Piéron) melhoraram. Porém, a
atenção dividida e seletiva (Teste UFOV) obteve piores resultados. Não foi possível
repetir a aplicação do KTK. Pela reaplicação doa Escala de Conners aos pais, constatouse
que a frequência de comportamentos, na vida diária da criança, relacionados com
hiperatividade e impulsividade, diminuiu. Os resultados apontam para a importância e
possível eficácia de uma intervenção motora baseada nas necessidades individuais de
cada criança e com um acompanhamento adequado a longo prazo.
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Keywords
PHDA Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção Motricidade Intervenção Motora