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Abstract(s)
A alteração do modo de viver nas cidades provocou uma reorganização de prioridades e valores, sendo que os indicadores económicos deixaram de ser o principal factor de medida da qualidade de vida.
Actualmente assiste-se a uma crescente preocupação com a melhoria do bem-estar dos habitantes de ĂĄreas metropolitanas, que passa pela qualidade das experiĂȘncias de vivĂȘncia que nelas tĂȘm lugar.
Tanto as entidades pĂșblicas como privadas manifestam agora um claro empenho em criar condiçÔes que potenciem um estilo de vida mais saudĂĄvel, econĂłmico e gratificante.
A construção de um meio habitĂĄvel, que proporcione uma boa qualidade de vida, passa nĂŁo sĂł pelo estĂmulo ao desenvolvimento econĂłmico mas, tambĂ©m, pelo envolvimento da população no processo de requalificação do territĂłrio e ainda pela dinamização de actividades e programas culturais que promovam a economia local, bem como a interacção com e entre os cidadĂŁos.
Perante esta conjuntura, o seguinte projecto propĂ”e uma reflexĂŁo sobre boas prĂĄticas cĂvicas e o seu impacto na paisagem urbana e sobre como o design de produto pode intervir na regeneração do meio cosmopolita.
AtravĂ©s de objectos que estimulam a interacção entre os cidadĂŁos e a destes com o espaço pĂșblico, o design de produto actua indirectamente sobre a transformação social, assumindo-se como ferramenta que nĂŁo sĂł facilita como potencia o espĂrito cĂvico e comunitĂĄrio em emergĂȘncia no ambiente urbano.
Description
Keywords
Design urbano Regeneração urbana Apropriação Interacção Cidadania