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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar evidências empíricas sobre o impacto da
divulgação de informação sobre práticas ambientais pelas empresas portuguesas no seu
desempenho financeiro.
Este estudo justifica-se pela perceção de que as empresas, em geral, estão muito preocupadas
em divulgar as práticas ambientais praticadas para satisfazer a necessidade de informação
dos stakeholders, cada vez mais conscientes dos problemas ambientais quer a nível local ou
mundial. Perante este cenário, cada vez mais as empresas produzem relatórios de
sustentabilidade, pelo que se torna evidente a necessidade de avaliar o retorno dessa decisão
em termos financeiros.
No seguimento de um enquadramento teórico sobre estudos realizados sobre esta temática e
seus resultados, e adotando a metodologia sugerida por Lo et. al (2012) foi realizado um
estudo de evento, cujo evento é a publicação do primeiro relatório de sustentabilidade para
38 empresas portuguesas, para analisar o retorno anormal dos indicadores ROA (Return On
Assets), ROS (Retur On Sales) e SOA (Sales On Assets) e assim verificar a existência, ou
não, de algum impacto.
Com base nos resultados obtidos conclui-se que não podemos afirmar que a publicação
voluntária do relatório de sustentabilidade tem algum impacto positivo no desempenho
financeiro das empresas portuguesas.
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Keywords
Relatório de sustentabilidade Desempenho financeiro e ambiente