Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto da publicação de relatórios de sustentabilidade no desempenho financeiro das empresas portuguesas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Andressa Bertranda Depiante.pdf898.65 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho tem como objetivo apresentar evidências empíricas sobre o impacto da divulgação de informação sobre práticas ambientais pelas empresas portuguesas no seu desempenho financeiro. Este estudo justifica-se pela perceção de que as empresas, em geral, estão muito preocupadas em divulgar as práticas ambientais praticadas para satisfazer a necessidade de informação dos stakeholders, cada vez mais conscientes dos problemas ambientais quer a nível local ou mundial. Perante este cenário, cada vez mais as empresas produzem relatórios de sustentabilidade, pelo que se torna evidente a necessidade de avaliar o retorno dessa decisão em termos financeiros. No seguimento de um enquadramento teórico sobre estudos realizados sobre esta temática e seus resultados, e adotando a metodologia sugerida por Lo et. al (2012) foi realizado um estudo de evento, cujo evento é a publicação do primeiro relatório de sustentabilidade para 38 empresas portuguesas, para analisar o retorno anormal dos indicadores ROA (Return On Assets), ROS (Retur On Sales) e SOA (Sales On Assets) e assim verificar a existência, ou não, de algum impacto. Com base nos resultados obtidos conclui-se que não podemos afirmar que a publicação voluntária do relatório de sustentabilidade tem algum impacto positivo no desempenho financeiro das empresas portuguesas.

Description

Keywords

Relatório de sustentabilidade Desempenho financeiro e ambiente

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License