Repository logo
 
Publication

Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorSantos, Kelly dos
dc.date.accessioned2024-04-23T10:09:59Z
dc.date.available2024-04-23T10:09:59Z
dc.date.issued2024-03-18
dc.description.abstractO presente relatório surge do âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo constituído por duas dimensões distintas, a reflexiva e a investigativa. Nele é apresentada a minha trajetória enquanto educadora/professora e investigadora, no decorrer de quatro Práticas Pedagógicas em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão reflexiva são apresentadas reflexões críticas e fundamentadas que procuram destacar as aprendizagens mais significativas que vivenciei ao longo dos diferentes contextos de intervenção, nomeadamente o contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dimensão investigativa deste relatório apresenta um ensaio investigativo realizado com uma turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo, de natureza qualitativa, pretende dar a conhecer os efeitos da prática de mindfulness na regulação emocional de alunos do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar os objetivos definidos, os dados foram recolhidos com o auxílio de um Diário de Bordo, de um inquérito aplicado aos encarregados de educação e de entrevistas individuais aplicadas a alguns alunos e à professora titular de turma. Após a análise dos dados, realizada com recurso à análise especulativa, o estudo indicou que a prática regular de mindfulness na sala de aula, permite aos alunos desenvolver o seu autoconhecimento e, consequentemente, estratégias de regulação emocional.pt_PT
dc.identifier.tid203590856pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9623
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.titleDa Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de PES_Final_Kellyrevisto.pdf
Size:
2.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: