Publication
Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Santos, Kelly dos | |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T10:09:59Z | |
dc.date.available | 2024-04-23T10:09:59Z | |
dc.date.issued | 2024-03-18 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge do âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo constituído por duas dimensões distintas, a reflexiva e a investigativa. Nele é apresentada a minha trajetória enquanto educadora/professora e investigadora, no decorrer de quatro Práticas Pedagógicas em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão reflexiva são apresentadas reflexões críticas e fundamentadas que procuram destacar as aprendizagens mais significativas que vivenciei ao longo dos diferentes contextos de intervenção, nomeadamente o contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dimensão investigativa deste relatório apresenta um ensaio investigativo realizado com uma turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo, de natureza qualitativa, pretende dar a conhecer os efeitos da prática de mindfulness na regulação emocional de alunos do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar os objetivos definidos, os dados foram recolhidos com o auxílio de um Diário de Bordo, de um inquérito aplicado aos encarregados de educação e de entrevistas individuais aplicadas a alguns alunos e à professora titular de turma. Após a análise dos dados, realizada com recurso à análise especulativa, o estudo indicou que a prática regular de mindfulness na sala de aula, permite aos alunos desenvolver o seu autoconhecimento e, consequentemente, estratégias de regulação emocional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203590856 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9623 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Regulação emocional | pt_PT |
dc.subject | Mindfulness | pt_PT |
dc.title | Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de PES_Final_Kellyrevisto.pdf
- Size:
- 2.36 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: