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Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior

dc.contributor.authorPinheiro, Fernanda
dc.contributor.authorSousa, Célia
dc.contributor.authorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorSargento, Ana
dc.date.accessioned2023-06-16T15:46:22Z
dc.date.available2023-06-16T15:46:22Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.descriptionEstudo de caso elaborado para integrar o Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos, realizado para o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e apresentado publicamente em fevereiro de 2021.pt_PT
dc.description.abstractEstrategicamente posicionado numa região de múltiplas particularidades sociais, ambientais, económicas e culturais, o Politécnico de Leiria assume a inclusão como um dos valores primordiais da sua ação, ao nível da sua dinâmica interna, mas também na relação com a comunidade externa, nacional e internacional. Nesse contexto, o presente estudo de caso visa salientar o papel que o Politécnico de Leiria tem desempenhado, de um modo cada vez mais integrado e sistematizado, no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades específicas. Com o intuito de promover a partilha e transferibilidade a outras instituições de ensino superior, são descritos múltiplos exemplos de boas práticas gerados no e com o Politécnico de Leiria, todos eles com um denominador comum: promover uma sociedade mais inclusiva, a partir da realidade interna e envolvendo ativamente a comunidade externa. As referidas boas práticas, desenvolvidas há mais de uma década, foram inicialmente dinamizadas de forma individual ou coletiva por pequenos grupos de investigadores, docentes, estudantes e técnicos. Desde setembro de 2018, e procurando construir uma nova etapa a partir dessa experiência acumulada, foi estabelecida uma parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV) para o desenvolvimento de um programa-piloto de inovação social para a inclusão de estudantes com necessidades especificas (NE), dando uma resposta articulada, empenhada e eficaz a este desafio. As práticas de inclusão do Politécnico de Leiria procuram contribuir para alcançar os objetivos de construção de uma sociedade mais inteligente, sustentável e inclusiva, estando alinhadas com o estabelecido na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, concretamente na plataforma de inovação territorial incluída nas linhas orientadoras da RIS3 da Região Centro. Com as medidas inovadoras de inclusão de estudantes NE, pretende criar-se um impacto positivo na capacitação e autonomização dos estudantes, nomeadamente ao nível do acesso e sua identificação; da permanência e desenvolvimento dos estudos e da conclusão e inserção na vida ativa. Se, na escolaridade obrigatória, o apoio aos estudantes NE está sistematizado e previsto na lei, no ensino superior, em Portugal, a abordagem a este problema social está sobretudo assente nas políticas e prioridades de cada IES. O presente estudo de caso pretende, por isso, constituir um exemplo inspirador para que outras IES possam adotar soluções similares ou mesmo enquanto alerta para a necessidade de criação de políticas públicas orientadas para a equidade no ensino superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8611
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectPolitécnico de Leiriapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titlePolitécnico de Leiria: inclusão no ensino superiorpt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
person.familyNamePinheiro
person.familyNameSousa
person.familyNamePereira
person.familyNameMARTO SARGENTO
person.givenNameFernanda Paula Maia
person.givenNameCélia Maria
person.givenNameIsabel
person.givenNameANA LÚCIA
person.identifier.ciencia-id2310-784D-0788
person.identifier.ciencia-idC018-2EA4-D945
person.identifier.ciencia-id3917-696A-3DB5
person.identifier.ciencia-id9019-96CB-5980
person.identifier.orcid0000-0002-2969-7249
person.identifier.orcid0000-0002-5113-9323
person.identifier.orcid0000-0001-6688-5479
person.identifier.orcid0000-0001-5716-1890
person.identifier.ridF-1527-2015
person.identifier.scopus-author-id57195635835
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
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