Repository logo
 
Publication

Língua inglesa e tecnologia no ensino superior: regime presencial vs a distância

dc.contributor.authorChagas, Laura
dc.contributor.authorPedro, Neuza
dc.date.accessioned2022-09-05T14:51:56Z
dc.date.available2022-09-05T14:51:56Z
dc.date.issued2017
dc.date.updated2022-09-05T05:50:28Z
dc.description.abstractA tecnologia oferece novas potencialidades no que respeita ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, pelo que, nesta comunicação, apresentamos os resultados de um questionário aplicado a docentes de língua inglesa provenientes de instituições portuguesas de ensino universitário e politécnico no ano letivo de 2015/2016. O objetivo deste estudo prende-se com a identificação de práticas de docência ao nível do ensino superior, considerando o facto de alguns cursos se encontrarem hoje a ser ministrados na modalidade online e a escassez de dados acerca desta nova realidade. Foram, portanto, considerados os seguintes tópicos à luz da distinção entre os regimes presencial e a distância: atitudes e uso da tecnologia, ferramentas e recursos; ferramentas web 2.0 utilizadas para o desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita; avaliação com recurso à tecnologia. Trata-se de um estudo de cariz quantitativo e teor descritivo que se enquadra num projeto de doutoramento e os dados foram recolhidos a partir de um questionário online. Os resultados apontam para uma certa recetividade dos docentes em relação à tecnologia na sua prática de ensino da língua inglesa. O computador é o recurso mais utilizado em ambos os regimes e pode concluir-se, ainda, que não se registam diferenças significativas entre o presencial e o ensino a distância. Relativamente às ferramentas web 2.0, são utilizadas principalmente para o desenvolvimento das competências de escrita no regime presencial e de leitura no ensino a distância. Os respondentes não recorrem com frequência à tecnologia em contextos de avaliação; contudo, o instrumento mais utilizado neste âmbito é o quiz online de escolha múltipla. Em suma, pode concluir-se que os docentes utilizam a tecnologia na sua prática docente com alguma frequência. Encontram-se resultados na literatura que atestam esta recetividade, ainda que não exatamente no contexto do desenvolvimento de competências de comunicação no ensino superior. O facto de o computador ser o recurso mais utilizado em ambos os regimes mostra que as tecnologias móveis não são ainda utilizadas a este nível. Além disso, o uso de ferramentas web 2.0 usadas sobretudo para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita em ambos os regimes parece apontar para uma certa desatenção em relação ao desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral. Preconiza-se, todavia, que a tecnologia pode desempenhar um papel importante no equilíbrio de todo este processo.pt_PT
dc.description.abstractTechnology brings new opportunities for teaching and learning foreign languages, so, in this article, we present the findings of a survey conducted on English language lecturers from Portuguese university and polytechnic institutions in order to find out how technology is integrated in this context. The purpose of the study is to identify teaching practices in higher education, bearing in mind the fact that some courses are now being taught online and data regarding this area is very scarce. Therefore, the following topics were considered in the light of face to face and distance learning: attitudes and use of technology; tools and resources; web 2.0 tools used for developing listening, speaking, reading and writing skills; technology-enhanced assessment. This is a quantitative and descriptive study that is part of a doctoral project and data was collected through an online survey. The results show that lecturers are open to the use of technology in their English teaching practice. We can also conclude that the computer is the most prevalent resource in both methods and that there are no significant statistical differences between face-to-face and distance learning. As far as web 2.0 tools are concerned, they seem to be mainly used for developing writing skills in face-to-face contexts and reading skills in distance learning. Respondents don’t seem to make a regular use of technology for assessment; nevertheless, the most used instrument in this area is the multiple-choice online quiz. In conclusion, we can say that faculty seem to be receptive to the use of technology. We can find similar results in other studies, although the use of technology for the development of communication skills in higher education is not a very common topic. The fact that the computer is the most used resource in both face to face and distance learning methods shows that smartphones and mobile learning, for instance, are not very popular in this level. Moreover, the use of web 2.0 to develop reading and writing skills in both methods can mean that listening and speaking skills are somehow disregarded. We believe, however, that technology can play an important role in this process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChagas, L. & Pedro, N. (2017, maio 19-20). Língua inglesa e tecnologia no ensino superior: regime presencial vs a distância [Conference paper]. Atas da VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, Portugalpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2623662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7600
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPolitécnico de Leiriapt_PT
dc.relationA integração ds TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal
dc.relation.publisherversionhttps://sites.ipleiria.pt/ipce2017/pt/livro-de-atas-2017/pt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectInglês para fins específicospt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCompetências de comunicaçãopt_PT
dc.subjectFacultypt_PT
dc.subjectESPpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectCommunication skillspt_PT
dc.titleLíngua inglesa e tecnologia no ensino superior: regime presencial vs a distânciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleA integração ds TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//PD%2FBD%2F128449%2F2017/PT
oaire.citation.endPage111pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleConferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 6ª, Leiria, Portugal, 19-20 maio 2017pt_PT
person.familyNameChagas
person.givenNameLaura
person.identifier.ciencia-idCD18-3671-3FF4
person.identifier.orcid0000-0002-8609-5383
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaidCD18-3671-3FF4 | Laura Chagas
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0
relation.isProjectOfPublicationd9ca8997-e95e-4745-8190-2989bbc60aac
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryd9ca8997-e95e-4745-8190-2989bbc60aac

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AtasIPCE_2017-53-57.pdf
Size:
261.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: