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Comprimento médio do enunciado (CME) em crianças dos 3A:6M aos 4A, sem patologia da linguagem

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58-Texto Artigo-342-1-10-20151119.pdf69.42 KBAdobe PDF Download

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Abstract(s)

Introdução: O CME é uma medida quantitativa que dá informações sobre o perfil linguístico da criança. Apesar da sua importância, não existem valores padrão para o Português Europeu (PE). Objetivos: Análise de valores do CME, utilizando os morfemas como forma de cálculo em crianças portuguesas dos 3A:6M aos 4A; verificar qual o grau de relação existente entre estes valores, a fratria e o tempo que as crianças passam com os pais. Metodologias: Estudo quantitativo descritivo correlacional. O estudo contou com 60 crianças com um desenvolvimento global típico e com o PE como única língua. Foi gravada uma amostra do discurso espontâneo de cada criança para ser transcrita e analisada. Após a análise será feita a média dos valores obtidos e uma comparação desta com as variáveis em estudo. Implicações éticas: contactadas entidades como a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a Direção Geral de Educação, os Agrupamentos de Escolas e os encarregados de educação para solicitar as devidas autorizações, sendo garantidos todos os procedimentos éticos e deontológicos. Implicações para a prática: Espera-se que este estudo indique as implicações que as variáveis têm no desenvolvimento linguístico da criança. Estes dados podem demonstrar-se importantes na avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala.

Description

Keywords

Desenvolvimento da linguagem Comprimento médio do enunciado Criança Pais Fratria

Citation

Cláudia, C., Couto, C., Silva, A. M., Quinta, N. (2015). Comprimento médio do enunciado (CME) em crianças dos 3A:6M aos 4A, sem patologia da linguagem. Res Net Health 1, ennis17.

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Publisher

Instituto Politécnico de Leiria

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