Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
69.42 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O CME é uma medida quantitativa que dá informações sobre o perfil
linguístico da criança. Apesar da sua importância, não existem valores padrão
para o Português Europeu (PE).
Objetivos: Análise de valores do CME, utilizando os morfemas como forma de
cálculo em crianças portuguesas dos 3A:6M aos 4A; verificar qual o grau de
relação existente entre estes valores, a fratria e o tempo que as crianças passam
com os pais.
Metodologias: Estudo quantitativo descritivo correlacional. O estudo contou com
60 crianças com um desenvolvimento global típico e com o PE como única
língua. Foi gravada uma amostra do discurso espontâneo de cada criança para ser
transcrita e analisada. Após a análise será feita a média dos valores obtidos e uma
comparação desta com as variáveis em estudo.
Implicações éticas: contactadas entidades como a Comissão Nacional de Proteção
de Dados, a Direção Geral de Educação, os Agrupamentos de Escolas e os
encarregados de educação para solicitar as devidas autorizações, sendo garantidos
todos os procedimentos éticos e deontológicos.
Implicações para a prática: Espera-se que este estudo indique as implicações que
as variáveis têm no desenvolvimento linguístico da criança. Estes dados podem
demonstrar-se importantes na avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala.
Description
Keywords
Desenvolvimento da linguagem Comprimento médio do enunciado Criança Pais Fratria
Citation
Cláudia, C., Couto, C., Silva, A. M., Quinta, N. (2015). Comprimento médio do enunciado (CME) em crianças dos 3A:6M aos 4A, sem patologia da linguagem. Res Net Health 1, ennis17.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria