Repository logo
 
Publication

Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais

dc.contributor.authorCaels, Fausto
dc.contributor.authorQuaresma, Ângela
dc.contributor.authorBarbeiro, Luís
dc.contributor.authorFilipe Alexandre, Marta
dc.date.accessioned2024-06-28T14:20:40Z
dc.date.available2024-06-28T14:20:40Z
dc.date.issued2023-03-10
dc.date.updated2024-06-25T14:00:37Z
dc.description.abstractEste artigo incide sobre a construção linguística do conhecimento científico, no contexto de ensino-aprendizagem. Tem como objetivos traçar a estrutura organizacional dos textos inseridos em manuais escolares e identificar os recursos lexicais envolvidos na verbalização dos sistemas de classificação. O estudo é enquadrado pela Linguística Sistémico--Funcional (Halliday, 2014) e pelos Estudos de Género da Escola de Sydney (Martin & Rose, 2008). Metodologicamente, constituiu-se um corpus de 100 textos apresentados em manuais de Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), usados em Portugal. Procedeu-se à identificação das etapas estruturais dos textos, segundo as etapas definidoras do género Relatório Classificativo, e caracterizou-se a etapa Sistema de Classificação, focando os elementos semânticos e sua realização lexicogramatical. Como resultado, verificam-se uma ausência significativa de etapas definidoras, a par da presença da etapa opcional Orientação, e o uso irregular dos elementos semânticos do Sistema de Classificação, cujas realizações lexicogramaticais nem sempre se inscrevem no domínio classificativo. Defende-se a necessidade da tarefa de explicitação aos estudantes das coordenadas contextuais e textuais dos géneros classificativos, para otimizar a compreensão e a produção de textos científicos.pt_PT
dc.description.abstractThis paper focusses on the linguistic construal of scientific knowledge in teaching-learning contexts. It aims to map the organisational structure of classificatory texts included in science textbooks and to identify the lexical resources associated with the verbalisation of classification systems. The study draws upon systemic functional linguistics (Halliday, 2014) and the Sydney School’s genre studies (Martin & Rose, 2008). The main methodological steps comprised the creation of a corpus of 100 classificatory texts, extracted from natural sciences textbooks (2nd and 3rd cycles of elementary education) used in Portugal, and the identification of their stages, based on the schematic structure of the taxonomic report genre. The results show a significant lack of obligatory stages, as well as the extended use of an optional stage: Orientation. The classification system stage was further analysed, focusing on its semantic and lexicogrammatical patterns. An irregular presence of different semantic elements was identified, as well as the use of lexicogrammatical resources that do not construe classification knowledge per se. It is argued that instructing students on the classificatory genre’s contextual and textual properties is essential to enhance their ability to comprehend and produce texts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationAlexandre, M. F., Caels, F., Barbeiro, L. F., & Quaresma, Ângela. (2023). Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339457469pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1678-460x202357469pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3373728
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9754
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherScielopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/57469pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelatório classificativopt_PT
dc.subjectClassificação científicapt_PT
dc.subjectCiências naturais;pt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectGenrept_PT
dc.subjectTaxonomic reportpt_PT
dc.subjectScientific classificationpt_PT
dc.subjectNatural sciencespt_PT
dc.subjectTextbookspt_PT
dc.titleRecursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturaispt_PT
dc.title.alternativeTextual resources for the construal of classificatory knowledge: Taxonomies in natural science textbookspt_PT
dc.typepreprint
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadapt_PT
person.familyNameCaels
person.familyNameQuaresma
person.familyNameBarbeiro
person.familyNameAlexandre
person.givenNameFausto Felix Geert
person.givenNameÂngela
person.givenNameLuís
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id2816-90DD-7DD8
person.identifier.ciencia-id3F19-9AC5-A0E5
person.identifier.ciencia-id6616-A3B7-75C9
person.identifier.ciencia-idA911-A3B1-031B
person.identifier.orcid0000-0001-7589-2793
person.identifier.orcid0000-0001-5798-2904
person.identifier.orcid0000-0003-2898-8762
person.identifier.ridF-4995-2018
person.identifier.scopus-author-id10241634900
rcaap.cv.cienciaidA911-A3B1-031B | Marta Susana Filipe Alexandre
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepreprintpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd00249e0-e871-40dd-bb09-d95b8aa08098
relation.isAuthorOfPublication2913279c-0cd8-4fa0-beea-59b5ea3ac798
relation.isAuthorOfPublication0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57
relation.isAuthorOfPublicatione84a231d-01d4-46df-aea4-36f3e33b1ca9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Caels_Quaresma_Barbeiro_Alexandre_2023.pdf
Size:
599.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: