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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo buscou evidenciar a relevância e o impacto que uma intervenção motora
poderá vir a ter na vida de uma criança diagnosticada com a perturbação da
hiperatividade e défice de atenção. Este trabalho está organizado como um estudo de
caso, focado na situação concreta de uma criança de 9 anos com PHDA e comorbidades
associadas. O objetivo central foi a realização de uma intervenção focada na destreza
manual fina, atenção concentrada, foco atencional e atividades de equilíbrio. Os
objetivos secundários foram analisar as possíveis alterações comportamentais da criança
nos contextos de casa e da escola e os avanços no desenvolvimento motor, realizando
uma comparação de antes e depois da intervenção. Para a realização do estudo,
inicialmente foi realizada uma entrevista com os pais da criança e esta foi caracterizada
a fim de se conhecer todas as suas características familiares e da sua patologia. Após
esta etapa, foi aplicada a bateria de teste MABC-2 com o intuito de enquadrar as
habilidades da criança em um escore definido pelo manual da bateria motora. Em
paralelo à bateria MABC-2 foram utilizados os testes de atenção concentrada de
Toulouse-Pierón e o teste UFOV, para testar e categorizar a atenção concentrada e
dividida da criança, respectivamente. Após a intervenção, foram tomados como base os
novos valores de escore da criança na bateria e nos testes, para uma análise e reflexão
sobre a validade e importância de se realizar um trabalho de desenvolvimento a nível
motor e de atenção nas crianças diagnosticadas com esta patologia.
Description
Keywords
Educação Especial Hiperatividade Défice de atenção Funções motoras Movimento PHDA