Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Santos, Cândida Manuela Terceiro | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T11:09:54Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T11:09:54Z | |
dc.date.issued | 2017-06-22 | |
dc.description.abstract | Este Relatório de Mestrado em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico é composto por duas partes. Na primeira parte, dimensão reflexiva, surge a análise crítica e reflexiva do meu percurso de Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e das situações vivenciadas ao longo dos diferentes contextos educacionais. O propósito desta primeira parte é refletir sobre receios, aprendizagens e estratégias utilizadas ao longo da prática, e dessa forma, melhorar futuras intervenções. A segunda parte incide na dimensão investigativa onde é apresentado um estudo, de natureza interpretativo essencialmente qualitativo, realizado em contexto de 2.º CEB, num 5.º ano de escolaridade de uma escola da rede pública do Ministério da Educação, no âmbito dos números racionais não negativos. Neste sentido surge o estudo, com o qual se pretendeu perceber que conhecimentos traziam os alunos do 5.º de escolaridade, bem como promover esse conhecimento através da exploração de uma sequência de tarefas. Os resultados do estudo evidenciam que os alunos chegam ao 5.º ano com pouca familiaridade sobre os números racionais, sobretudo representados na forma de fração. No entanto, a exploração de tarefas contextualizadas, bem como a discussão e confronto de diferentes estratégias e dificuldades em grupo turma parece ter promovido uma aprendizagem significativa do conceito de fração. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201719827 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2677 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 2º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Número racional | pt_PT |
dc.subject | Fração | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Mestrado de Cândida Santos.pdf
- Size:
- 1.66 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: