Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorSantos, Cândida Manuela Terceiro
dc.date.accessioned2017-07-24T11:09:54Z
dc.date.available2017-07-24T11:09:54Z
dc.date.issued2017-06-22
dc.description.abstractEste Relatório de Mestrado em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico é composto por duas partes. Na primeira parte, dimensão reflexiva, surge a análise crítica e reflexiva do meu percurso de Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e das situações vivenciadas ao longo dos diferentes contextos educacionais. O propósito desta primeira parte é refletir sobre receios, aprendizagens e estratégias utilizadas ao longo da prática, e dessa forma, melhorar futuras intervenções. A segunda parte incide na dimensão investigativa onde é apresentado um estudo, de natureza interpretativo essencialmente qualitativo, realizado em contexto de 2.º CEB, num 5.º ano de escolaridade de uma escola da rede pública do Ministério da Educação, no âmbito dos números racionais não negativos. Neste sentido surge o estudo, com o qual se pretendeu perceber que conhecimentos traziam os alunos do 5.º de escolaridade, bem como promover esse conhecimento através da exploração de uma sequência de tarefas. Os resultados do estudo evidenciam que os alunos chegam ao 5.º ano com pouca familiaridade sobre os números racionais, sobretudo representados na forma de fração. No entanto, a exploração de tarefas contextualizadas, bem como a discussão e confronto de diferentes estratégias e dificuldades em grupo turma parece ter promovido uma aprendizagem significativa do conceito de fração.pt_PT
dc.identifier.tid201719827pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2677
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectNúmero racionalpt_PT
dc.subjectFraçãopt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O conceito de número racional à entrada do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Mestrado de Cândida Santos.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: