Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre contributos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas sobre a temática do sistema urinário para as aprendizagens dos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
dc.contributor.authorLeão, Tatiana Jesus de Sousa
dc.date.accessioned2024-01-30T15:13:44Z
dc.date.available2024-01-30T15:13:44Z
dc.date.issued2023-11-13
dc.description.abstractO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica, devidamente fundamentada, acerca dos aspetos considerados como mais relevantes decorrentes das Práticas Pedagógicas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, sendo identificadas as aprendizagens mais significativas para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da futura professora. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de natureza qualitativa, recorrendo à implementação de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de compreender os contributos desta metodologia na evolução das ideias dos alunos sobre a temática do sistema urinário. Assim sendo, definiu-se a seguinte questão de investigação: Em que medida a participação numa sequência pedagógico-didática sobre o sistema urinário recorrendo à Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas potenciou a evolução de conceções por alunos do 6.º ano? Os dados recolhidos evidenciam uma evolução por parte dos alunos ao nível das suas ideias sobre o sistema urinário, proporcionando ocasiões para o desenvolvimento de competências de comunicação, de resolução de problemas, de raciocínio, de pensamento crítico e competências de tomada de decisões e atitudes.pt_PT
dc.description.abstractThis report, concerning the Master´s Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Education, is divided in two parts: the reflective dimension and the investigative dimension. In the reflexive dimension, a duly substantiated critical reflection is presented on the aspects considered to be most important from Pedagogical Pratice in the 1st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education in the areas of Mathematics and Natural Sciences, being the most significative learning for the professional, personal and social development of the future teacher. In the investigative dimension, a qualitative study is presented, using the implementation of na active methodology, Problem Based Learning, with students from the 2nd Cycle of Basic Education, more specifically from the 6th year of schooling, in order to understand the contributions of this methodology un the evolution of students ideas in the topic of the urinary system. Therefore, the following research question was defined: To what extent did participation in a pedagogical-didatic sequence on the urinary system using the active methodology of Problem Based Learning enhance the evolution of conceptions by 6th year students? The data collected show an evolution of the students ideas about the urinary system and the possibility to develop comunication skills, problema solving, reasoning, critical thinkinh and decision-making skills and atittudes.pt_PT
dc.identifier.tid203493001pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9374
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_PT
dc.subjectSistema Urináriopt_PT
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_PT
dc.subjectSocio-construtivismopt_PT
dc.subjectScience teachingpt_PT
dc.titleRefletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre contributos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas sobre a temática do sistema urinário para as aprendizagens dos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_PES_Tatiana_Leão.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: