Publication
Cochim
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira | |
dc.contributor.author | Rosa, Sónia Patrícia Melo da | |
dc.date.accessioned | 2016-03-28T11:05:39Z | |
dc.date.available | 2016-03-28T11:05:39Z | |
dc.date.issued | 2014-02-14 | |
dc.description.abstract | A existência humana segue ciclos de evolução, tal como todas as suas criações. Nesta dissertação propus a mim mesma uma reflexão sobre as minhas raízes e identidade cultural enquanto açoriana e os conflitos pessoais que esse factor geográfico suscita em mim. O meu trabalho busca nas raízes, que me marcam como indivíduo ilhéu e como designer, uma reinterpretação própria. Existe toda uma questão emocional neste desenterrar de memórias, um misto de fuga à reclusão, com inspiração e profunda admiração pela terra. Neste trabalho abordei especialmente a capacidade extraordinária da produção à mão, que intitulamos de artesanato, como prolongamento de uma longa paixão pessoal por cultura e história e todas as suas extensões materiais, objectos produzidos em casa ou em pequenas oficinas montadas para o propósito, por homens e mulheres habilidosos, quer seja fruto do lavor quer do acaso. Existe uma necessidade nostálgica de avivar a memória e preservar técnicas ancestrais, ideia muito em voga na era pós-modernista. O peso da produção artesanal nas nossas vidas merece ser repensado condignamente, de modo a dar o reconhecimento à natureza de onde provém a maior parte da matéria prima que compõe o organismo deste objectos, não esquecendo as mãos hábeis que manipulam e transformam estes materiais em posteriores extensões da nossa identidade cultural. Esta reavaliação e recolha de técnicas artesanais, ditas tradicionais dos Açores, afiguram-se como base para o meu futuro profissional, pessoal e artístico enquanto designer, tendo em conta que pretendo desenvolver trabalho a longo prazo nesta área. Esta tese representa o primeiro passo para a criação de uma fonte de rendimento própria, uma marca pessoal artesanal e identitária, denominada Cochim. Para obter a revitalização e evolução do produto e do mercado local, estabeleci uma sinergia entre mim, enquanto designer, e os artesãos locais, visando o enriquecimento da cultura material açoriana, pretendendo para tal, a dissolução dos arquétipos tradicionais sobre os quais as técnicas artesanais e tradição normalmente se debruçam, apresentando-se sob a forma de produtos para viajantes, grupo que inclui aos visitantes ou turistas e população residente açoriana cuja localização geográfica pressupõe elevada mobilidade. Os Açores é um destino difícil e de descoberta. Para tal, tenciono materializar a minha visão onírica dos Açores criando relações próximas com artesãos, investigação profunda e reinterpretação da estrutura artesanal local, construção de um modelo de negócio e divulgação, valorização da autenticidade e devolução da identidade do produto e do produtor. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201101238 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1713 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Artesanato | pt_PT |
dc.subject | Artesão | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Açores | pt_PT |
dc.subject | Souvenir | pt_PT |
dc.subject | Viagem | pt_PT |
dc.subject | Açorianidade | pt_PT |
dc.subject | Técnica | pt_PT |
dc.subject | Tradição | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Emotivo | pt_PT |
dc.subject | Marca | pt_PT |
dc.subject | Parceria | pt_PT |
dc.title | Cochim | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado | pt_PT |
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