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datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Miguel Nuno Lopes Vieira
dc.contributor.authorRosa, Sónia Patrícia Melo da
dc.date.accessioned2016-03-28T11:05:39Z
dc.date.available2016-03-28T11:05:39Z
dc.date.issued2014-02-14
dc.description.abstractA existência humana segue ciclos de evolução, tal como todas as suas criações. Nesta dissertação propus a mim mesma uma reflexão sobre as minhas raízes e identidade cultural enquanto açoriana e os conflitos pessoais que esse factor geográfico suscita em mim. O meu trabalho busca nas raízes, que me marcam como indivíduo ilhéu e como designer, uma reinterpretação própria. Existe toda uma questão emocional neste desenterrar de memórias, um misto de fuga à reclusão, com inspiração e profunda admiração pela terra. Neste trabalho abordei especialmente a capacidade extraordinária da produção à mão, que intitulamos de artesanato, como prolongamento de uma longa paixão pessoal por cultura e história e todas as suas extensões materiais, objectos produzidos em casa ou em pequenas oficinas montadas para o propósito, por homens e mulheres habilidosos, quer seja fruto do lavor quer do acaso. Existe uma necessidade nostálgica de avivar a memória e preservar técnicas ancestrais, ideia muito em voga na era pós-modernista. O peso da produção artesanal nas nossas vidas merece ser repensado condignamente, de modo a dar o reconhecimento à natureza de onde provém a maior parte da matéria prima que compõe o organismo deste objectos, não esquecendo as mãos hábeis que manipulam e transformam estes materiais em posteriores extensões da nossa identidade cultural. Esta reavaliação e recolha de técnicas artesanais, ditas tradicionais dos Açores, afiguram-se como base para o meu futuro profissional, pessoal e artístico enquanto designer, tendo em conta que pretendo desenvolver trabalho a longo prazo nesta área. Esta tese representa o primeiro passo para a criação de uma fonte de rendimento própria, uma marca pessoal artesanal e identitária, denominada Cochim. Para obter a revitalização e evolução do produto e do mercado local, estabeleci uma sinergia entre mim, enquanto designer, e os artesãos locais, visando o enriquecimento da cultura material açoriana, pretendendo para tal, a dissolução dos arquétipos tradicionais sobre os quais as técnicas artesanais e tradição normalmente se debruçam, apresentando-se sob a forma de produtos para viajantes, grupo que inclui aos visitantes ou turistas e população residente açoriana cuja localização geográfica pressupõe elevada mobilidade. Os Açores é um destino difícil e de descoberta. Para tal, tenciono materializar a minha visão onírica dos Açores criando relações próximas com artesãos, investigação profunda e reinterpretação da estrutura artesanal local, construção de um modelo de negócio e divulgação, valorização da autenticidade e devolução da identidade do produto e do produtor.pt_PT
dc.identifier.tid201101238pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1713
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtesanatopt_PT
dc.subjectArtesãopt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.subjectSouvenirpt_PT
dc.subjectViagempt_PT
dc.subjectAçorianidadept_PT
dc.subjectTécnicapt_PT
dc.subjectTradiçãopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectEmotivopt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectParceriapt_PT
dc.titleCochimpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestradopt_PT

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