Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.06 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é das doenças crónicas mais comuns na infância em idade escolar. A sua gestão assenta, 24 sobre 24 horas (h), em três eixos fundamentais: administração de insulina, alimentação e atividade física, o que conduz à necessidade de apoio e supervisão em meio escolar por parte dos agentes educativos (docentes e não docentes). Atendendo ao período alargado de tempo do dia que a criança ou jovem passa na escola e ao número de refeições que aí pode fazer, leva a que sobre estes agentes educativos recaia o importante papel de reconhecimento de situações adversas e consequente atuação em eventos relacionados com a condição de saúde destes alunos, inclusão e sua saúde e bem-estar. Assim, para uma tomada de decisão segura e adequada estes devem possuir conhecimentos e estar capacitados para agir.
O presente relatório reporta-se ao estágio nos dois contextos, Unidade de Saúde Pública (USP) e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), que decorreu entre 7 de setembro de 2023 e 23 de fevereiro de 2024. Inclui ainda, atividades desenvolvidas no Estágio I em contexto USP e no qual teve início o diagnóstico de situação que levou à presente intervenção.
Este documento ajuda a refletir e demonstrar a forma como foram sendo desenvolvidas ao longo do percurso de aprendizagem as competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE) e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública (EEESCSP) e serve para apresentar o projeto de intervenção “Diabetes na escola: capacitar para apoiar”. Assente no Programa Nacional para a Diabetes (PND) e no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), tem como objetivo principal promover o aumento do conhecimento e a capacitação dos profissionais docentes e não docentes dum Agrupamento de Escolas (AE) relativamente à DM1 em meio escolar, através da implementação de estratégias no âmbito dos cuidados especializados em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública (ESCSP) desenvolvidas entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024.
Este relatório e a intervenção comunitária estão alicerçados, na metodologia do Processo de Planeamento em Saúde (PS), perfil de competências específicas do EEESCSP e no Modelo concetual de Sistemas de Betty Neuman.
Na fase de diagnóstico de situação, foi aplicado como instrumento de colheita de dados um questionário, já utilizado em Portugal em populações de caraterísticas semelhantes, e a partir do qual avaliámos o conhecimento dos participantes relativamente à DM1 em cinco domínios e globalmente. São participantes, os agentes educativos (docentes e não docentes) do AE em estudo e da área de abrangência da USP e UCC. Após a análise descritiva dos dados verificámos que estes apresentavam o conhecimento sobre a DM1 comprometido que se refletia num défice de conhecimento na gestão da doença, nomeadamente do regime terapêutico.
Ter agentes educativos devidamente capacitados diminuirá a possibilidade de ocorrência de complicações agudas da DM1, promoverá o controlo da doença e o bem-estar e contribuirá para um ambiente escolar mais seguro. Adequar estratégias de intervenção de modo a aumentar o conhecimento e a capacitação destes profissionais é fundamental, onde as competências específicas de EEESCSP privilegiam essa capacitação. As estratégias de intervenção foram principalmente a Educação para a Saúde (EpS) através de formação de curta duração e o estabelecimento de parcerias na comunidade.
A avaliação da intervenção comunitária, de acordo com os indicadores definidos, permitiu observar que as metas estabelecidas foram alcançadas, refletindo-se no aumento do nível de conhecimento sobre a DM1 e da capacitação dos docentes e não docentes. Deste modo, concluiu-se que a intervenção desenvolvida ajudou ao aumento do conhecimento e da capacitação deste profissionais do AE em análise e simultaneamente a elaboração do projeto permitiu contribuir para o processo de capacitação de grupos e comunidades, área especifica de atuação do EEESCSP e da prestação de cuidados de promoção da saúde e prevenção da doença.
Description
Keywords
Diabetes Mellitus tipo 1 Conhecimento Capacitação Escolas