Publication
Práticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEI
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Reis, Susana Alexandre dos | |
dc.contributor.author | Alves, Isabel Rute Da Silva Barata | |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T14:42:45Z | |
dc.date.available | 2016-07-28T14:42:45Z | |
dc.date.issued | 2016-06-08 | |
dc.description.abstract | A presente investigação corresponde à conceção, implementação e avaliação de um Programa de Ciências vocacionado para um aluno com Necessidades Educativas Especiais de Caráter Permanente, com Currículo Específico Individual e Plano Individual de Transição. Assim, pretendeu-se ajudar a desenvolver a literacia científica do aluno, no espírito da escola inclusiva, sempre do ponto de vista funcional. Deste modo, implementou-se um programa denominado Práticas Inclusivas em Ciências que, de uma forma articulada com as atividades pré-profissionalizantes na área da agricultura, ajudasse o aluno a desenvolver competências na prática agrícola, promovendo, assim, a sua funcionalidade e integração na vida profissional futura. Foi, ainda, propósito desta investigação refletir acerca do papel do professor de Educação Especial no desenvolvimento do programa supracitado. A presente investigação assumiu-se como qualitativa, sob a forma de estudo de caso, realizada com um aluno com incapacidade intelectual, sem restrições sensoriais ou motoras. Os resultados foram, globalmente, muito significativos, verificando-se a aquisição de conhecimentos por parte do sujeito de estudo capazes de consubstanciar a sua funcionalidade profissional, bem como o desenvolvimento de inúmeras competências transversais. Estes resultados emergiram da aplicação de uma metodologia "hands-on", "minds-on" e "hearts-on", denominada "learning-on" nesta investigação, por parte do professor de Educação Especial, tendo em conta a necessária diferenciação pedagógica. Com base nestes resultados, emerge a pertinência de uma Educação em Ciências para todos, promotora de literacia científica de um modo verdadeiramente inclusivo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201217694 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2058 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.title | Práticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEI | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |