Repository logo
 
Publication

Práticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEI

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dos
dc.contributor.authorAlves, Isabel Rute Da Silva Barata
dc.date.accessioned2016-07-28T14:42:45Z
dc.date.available2016-07-28T14:42:45Z
dc.date.issued2016-06-08
dc.description.abstractA presente investigação corresponde à conceção, implementação e avaliação de um Programa de Ciências vocacionado para um aluno com Necessidades Educativas Especiais de Caráter Permanente, com Currículo Específico Individual e Plano Individual de Transição. Assim, pretendeu-se ajudar a desenvolver a literacia científica do aluno, no espírito da escola inclusiva, sempre do ponto de vista funcional. Deste modo, implementou-se um programa denominado Práticas Inclusivas em Ciências que, de uma forma articulada com as atividades pré-profissionalizantes na área da agricultura, ajudasse o aluno a desenvolver competências na prática agrícola, promovendo, assim, a sua funcionalidade e integração na vida profissional futura. Foi, ainda, propósito desta investigação refletir acerca do papel do professor de Educação Especial no desenvolvimento do programa supracitado. A presente investigação assumiu-se como qualitativa, sob a forma de estudo de caso, realizada com um aluno com incapacidade intelectual, sem restrições sensoriais ou motoras. Os resultados foram, globalmente, muito significativos, verificando-se a aquisição de conhecimentos por parte do sujeito de estudo capazes de consubstanciar a sua funcionalidade profissional, bem como o desenvolvimento de inúmeras competências transversais. Estes resultados emergiram da aplicação de uma metodologia "hands-on", "minds-on" e "hearts-on", denominada "learning-on" nesta investigação, por parte do professor de Educação Especial, tendo em conta a necessária diferenciação pedagógica. Com base nestes resultados, emerge a pertinência de uma Educação em Ciências para todos, promotora de literacia científica de um modo verdadeiramente inclusivo.pt_PT
dc.identifier.tid201217694pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2058
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.titlePráticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO_Rute Alves.pdf
Size:
9.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: