Repository logo
 
Publication

Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)

dc.contributor.authorSeco, Graça Maria dos Santos Batista
dc.contributor.authorPereira, Ana Patrícia
dc.contributor.authorSantos, Irene Cristiana
dc.contributor.authorFilipe, Luís Pereira
dc.contributor.authorAlves, Sandra
dc.date.accessioned2009-08-11T15:52:36Z
dc.date.available2009-08-11T15:52:36Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractNo âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vida académica e no percurso pessoal e profissional, foi-lhes proposto a participação no Programa de Promoção de Competências de Comunicação e Relação. Com a presente comunicação, é nossa intenção partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL, no que respeita à estruturação e implementação do referido programa. A formação em apreço, num total de 22,5h, com recurso a metodologias activas, teve como principal objectivo o desenvolvimento de estratégias eficazes na comunicação, relação interpessoal e procura de emprego, bem como questões relacionadas com o auto e hetero-conhecimento. Participaram 150 estudantes das 5 Escolas do IPL, os quais consideraram que a formação contribuiu de forma muito positiva para o desenvolvimento das suas competências de comunicação, realçando ainda que as técnicas e estratégias aprendidas seriam de grande utilizade tanto no presente como em situações futuras. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito satisfatória, tendo sido enfatizada a importância das estratégias relativas à preparação para o mercado de trabalho. Foi ainda sublinhada a grande importância deste tipo de formações, sobretudo no contexto das modificações introduzidas no ensino superior pelo Processo de Bolonha.pt
dc.identifier.citationSECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). INFAD Revista de Psicología. N.º 1 (2008), p. 409-418.pt
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/60
dc.language.isoporpt
dc.publisherINFAD - Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayorespt
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopt
dc.subjectRelação interpessoalpt
dc.subjectAuto-conhecimentopt
dc.subjectPreparação para o mercado de trabalhopt
dc.titlePromoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)pt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBadajozpt
oaire.citation.endPage418pt
oaire.citation.startPage409pt
oaire.citation.titleINFAD Revista de Psicologíapt
person.familyNameSeco
person.familyNameFilipe
person.familyNameAlves
person.givenNameGraça
person.givenNameLuis
person.givenNameSandra
person.identifier.ciencia-idF015-82B4-8D75
person.identifier.ciencia-id6915-7AC9-8487
person.identifier.orcid0000-0001-8604-3471
person.identifier.orcid0000-0003-2092-9530
person.identifier.orcid0000-0002-7376-8112
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublicationfb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da
relation.isAuthorOfPublication191988fe-3b92-458c-ab6b-266c76bb8bd5
relation.isAuthorOfPublication1d5c0a04-14f8-4eb1-9d7c-6addfdb74b52
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery191988fe-3b92-458c-ab6b-266c76bb8bd5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_2.pdf
Size:
905.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: