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Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leitura
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barbeiro, Luís Filipe Tomás | |
dc.contributor.author | Ferreira, André Miguel Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T11:47:13Z | |
dc.date.available | 2017-02-09T11:47:13Z | |
dc.date.issued | 2016-12-14 | |
dc.description.abstract | Este relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes fundamentais: I – Dimensão Reflexiva; II – Dimensão Investigativa. Na parte I (Dimensão Reflexiva), apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada relativa ao percurso pessoal efetuado ao longo do Mestrado (com a duração de dois semestres letivos), estando igualmente evidenciadas as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo desse percurso. Percurso esse que foi composto e enriquecido, a todos os níveis, através de dois contextos pedagógicos bem distintos. O enriquecimento, esse, foi sob os mais variados pontos de vista: profissional, pessoal e social. A parte II apresenta outra dimensão, a investigativa, concretamente a investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com nove crianças, situadas na faixa etária entre os 7 e os 8 anos de idade. Esta investigação incide sobre a implementação de estratégias de leitura, passando o seu objetivo geral por compreender de que forma a aplicação de diferentes estratégias no âmbito da leitura (decifração) influi na capacidade leitora das crianças. Desta forma, foi criada a seguinte questão de investigação: Qual das estratégias de leitura – a que deixa o aluno confrontar-se com as dificuldades para a seguir as tentar remediar ou a que as antecipa – é mais eficaz em crianças do 2.º ano de escolaridade, em relação à competência de decifração? Os dados recolhidos e tratados mostram o efeito que cada uma das estratégias teve no desempenho dos alunos, tendo a pré-leitura constituído um fator de diferenciação, por ativar um conjunto de conhecimentos e permitir uma essencial antecipação de conteúdos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201608790 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2494 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
dc.subject | Compreensão Leitora | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leitura | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |