Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leitura

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarbeiro, Luís Filipe Tomás
dc.contributor.authorFerreira, André Miguel Rodrigues
dc.date.accessioned2017-02-09T11:47:13Z
dc.date.available2017-02-09T11:47:13Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.description.abstractEste relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes fundamentais: I – Dimensão Reflexiva; II – Dimensão Investigativa. Na parte I (Dimensão Reflexiva), apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada relativa ao percurso pessoal efetuado ao longo do Mestrado (com a duração de dois semestres letivos), estando igualmente evidenciadas as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo desse percurso. Percurso esse que foi composto e enriquecido, a todos os níveis, através de dois contextos pedagógicos bem distintos. O enriquecimento, esse, foi sob os mais variados pontos de vista: profissional, pessoal e social. A parte II apresenta outra dimensão, a investigativa, concretamente a investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com nove crianças, situadas na faixa etária entre os 7 e os 8 anos de idade. Esta investigação incide sobre a implementação de estratégias de leitura, passando o seu objetivo geral por compreender de que forma a aplicação de diferentes estratégias no âmbito da leitura (decifração) influi na capacidade leitora das crianças. Desta forma, foi criada a seguinte questão de investigação: Qual das estratégias de leitura – a que deixa o aluno confrontar-se com as dificuldades para a seguir as tentar remediar ou a que as antecipa – é mais eficaz em crianças do 2.º ano de escolaridade, em relação à competência de decifração? Os dados recolhidos e tratados mostram o efeito que cada uma das estratégias teve no desempenho dos alunos, tendo a pré-leitura constituído um fator de diferenciação, por ativar um conjunto de conhecimentos e permitir uma essencial antecipação de conteúdos.pt_PT
dc.identifier.tid201608790pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2494
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectCompreensão Leitorapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_André Ferreira.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: