Publication
A síntese como género escolar transdisciplinar
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.author | Jorge, Noémia de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T12:13:41Z | |
| dc.date.available | 2025-12-10T12:13:41Z | |
| dc.date.issued | 2019-12-31 | |
| dc.description.abstract | A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística. | por |
| dc.identifier.citation | Jorge, N. O. (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar: The synthesis as transdisciplinary school genre. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 150–170. https://doi.org/10.21814/rpe.15140 | |
| dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.15140 | |
| dc.identifier.issn | 2183-0452 | |
| dc.identifier.issn | 0871-9187 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/14975 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | University of Minho | |
| dc.relation.hasversion | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/15140 | |
| dc.relation.ispartof | Revista Portuguesa de Educação | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Síntese | |
| dc.subject | Género de texto | |
| dc.subject | Género transdisciplinar | |
| dc.subject | Synthesis | |
| dc.subject | Transdisciplinary | |
| dc.title | A síntese como género escolar transdisciplinar | |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 170 | |
| oaire.citation.issue | 2 | |
| oaire.citation.startPage | 150 | |
| oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | |
| oaire.citation.volume | 32 | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Jorge | |
| person.givenName | Noémia de Oliveira | |
| person.identifier.ciencia-id | DE1C-4905-77F4 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1909-5762 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A síntese como género escolar transdisciplinar.pdf
- Size:
- 3.03 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
