Repository logo
 
Publication

A síntese como género escolar transdisciplinar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorJorge, Noémia de Oliveira
dc.date.accessioned2025-12-10T12:13:41Z
dc.date.available2025-12-10T12:13:41Z
dc.date.issued2019-12-31
dc.description.abstractA síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.por
dc.identifier.citationJorge, N. O. (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar: The synthesis as transdisciplinary school genre. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 150–170. https://doi.org/10.21814/rpe.15140
dc.identifier.doi10.21814/rpe.15140
dc.identifier.issn2183-0452
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14975
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversity of Minho
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/15140
dc.relation.ispartofRevista Portuguesa de Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectSíntese
dc.subjectGénero de texto
dc.subjectGénero transdisciplinar
dc.subjectSynthesis
dc.subjectTransdisciplinary
dc.titleA síntese como género escolar transdisciplinar
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage170
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage150
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação
oaire.citation.volume32
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameJorge
person.givenNameNoémia de Oliveira
person.identifier.ciencia-idDE1C-4905-77F4
person.identifier.orcid0000-0002-1909-5762
relation.isAuthorOfPublication22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A síntese como género escolar transdisciplinar.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: