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O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Magali Pedro
dc.contributor.advisorFebra, Lígia Catarina Marques
dc.contributor.authorFialho, Ricardo João Chambel
dc.date.accessioned2022-02-24T15:13:29Z
dc.date.available2022-02-24T15:13:29Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractA presente dissertação estuda o impacto da liquidez de mercado no lançamento de ofertas públicas iniciais. Apesar da vasta literatura que analisa a liquidez e as ofertas públicas iniciais, são escassos os estudos que relacionam, de forma direta, a influência que a liquidez de mercado tem na decisão das empresas em abrirem o seu capital para o público geral. A análise desta relação é importante, pois, considerando que a tomada de decisão do lançamento da oferta pública inicial é um dos momentos mais importante no ciclo de vida de uma empresa, é necessário ter em conta o nível de liquidez dos mercados anfitriões, na medida em que, a empresa terá potencialmente mais benefício se estiver cotada num mercado com mais liquidez. Desta forma, o presente estudo pretende preencher esta lacuna na literatura, contribuindo para um melhor conhecimento das empresas e consequentemente para uma tomada de decisão mais fundamentada. Considerando, de acordo com a literatura, o lançamento de ofertas públicas iniciais é um fator crucial para o desenvolvimento das próprias empresas e da economia onde se inserem, este estudo, também, contribui para que as diversas entidades possam desenvolver medidas assertivas com o objetivo de aumentar a atratividade do mercado. Para a concretização do objetivo do presente estudo foi estimado um modelo com dados em painel, tendo sido utilizada uma amostra composta por 8933 ofertas públicas iniciais lançadas de 21 países diferentes, entre 2005 e 2020. A liquidez de mercado foi medida através do rácio “Return-to-Turnover”. Com os resultados obtidos, podemos concluir, tal como esperado, que existe uma influência positiva da liquidez de mercado no número de ofertas públicas iniciais. Ou seja, quanto maior for a liquidez de mercado, maior é o número de ofertas públicas iniciais.pt_PT
dc.identifier.tid202948471pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6713
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOferta Pública Inicialpt_PT
dc.subjectLiquidez de mercadopt_PT
dc.titleO impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Finanças Empresariaispt_PT

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Dissertação_Mestrado em Finanças Empresariais_Ricardo Fialho_2192395.pdf
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