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Desenvolvimento de controlo eletrónico para sistema de recuperação de energia térmica de veículos automóveis
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, João Francisco Romeiro da Fonseca | |
dc.contributor.advisor | Santos, Hélder Manuel Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Carlos Daniel Henriques | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Eliseu Salvador Aires | |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T11:23:31Z | |
dc.date.available | 2017-06-14T11:23:31Z | |
dc.date.issued | 2017-05-24 | |
dc.description.abstract | Com a necessidade de aumentar a eficiência energética dos veículos automóveis e o ponto de estagnação que se tem vindo a atingir, os fabricantes automóveis necessitam de se virar para novas tecnologias. Com uma quantidade considerável de energia a ser libertada na forma de calor, há uma oportunidade de aumentar o rendimento dos veículos automóveis através da aplicação de sistemas de ciclo de Rankine. Este sistema necessita de um controlo eletrónico de modo a garantir operação segura e eficiente para as diferentes condições de operação do veículo, requerendo a implementação de um sistema embebido. No presente trabalho, projetou-se e desenvolveu-se o sistema de controlo para uma montagem experimental dedicada ao estudo de sistemas de ciclo de Rankine. Foram selecionados os sensores e atuadores necessários. Foram desenvolvidas duas placas de circuito impresso que continham cada um dos módulos. Com vista a efetuar um controlo simples e eficaz, foi desenvolvido um algoritmo que trata os dados dos sensores e controla o caudal de fluido de trabalho (água), de forma que a temperatura à saída do evaporador seja a desejada. Desenvolveu-se também uma aplicação em ambiente Windows para a aquisição e controlo dos parâmetros do controlador. Foram realizados testes com vista à validação do sistema e à verificação do seu correto funcionamento. Estes testes demonstraram a capacidade do sistema em controlar a temperatura pretendida para o fluido de trabalho à saída do evaporador. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201705940 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2605 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Recuperação de energia térmica | pt_PT |
dc.subject | Ciclo de Rankine | pt_PT |
dc.subject | Sistema embebido | pt_PT |
dc.subject | Fluido de trabalho | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de controlo eletrónico para sistema de recuperação de energia térmica de veículos automóveis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
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