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Authors
Abstract(s)
Com a necessidade de aumentar a eficiência energética dos veículos automóveis e o ponto
de estagnação que se tem vindo a atingir, os fabricantes automóveis necessitam de se virar
para novas tecnologias. Com uma quantidade considerável de energia a ser libertada na
forma de calor, há uma oportunidade de aumentar o rendimento dos veículos automóveis
através da aplicação de sistemas de ciclo de Rankine. Este sistema necessita de um
controlo eletrónico de modo a garantir operação segura e eficiente para as diferentes
condições de operação do veículo, requerendo a implementação de um sistema embebido.
No presente trabalho, projetou-se e desenvolveu-se o sistema de controlo para uma
montagem experimental dedicada ao estudo de sistemas de ciclo de Rankine. Foram
selecionados os sensores e atuadores necessários. Foram desenvolvidas duas placas de
circuito impresso que continham cada um dos módulos. Com vista a efetuar um controlo
simples e eficaz, foi desenvolvido um algoritmo que trata os dados dos sensores e controla
o caudal de fluido de trabalho (água), de forma que a temperatura à saída do evaporador
seja a desejada. Desenvolveu-se também uma aplicação em ambiente Windows para a
aquisição e controlo dos parâmetros do controlador.
Foram realizados testes com vista à validação do sistema e à verificação do seu correto
funcionamento. Estes testes demonstraram a capacidade do sistema em controlar a
temperatura pretendida para o fluido de trabalho à saída do evaporador.
Description
Keywords
Recuperação de energia térmica Ciclo de Rankine Sistema embebido Fluido de trabalho