Repository logo
 
Publication

O impacto do País de Origem no Valor da Marca: uma análise ao setor do vinho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCrespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
dc.contributor.authorPassagem, Nádia Joana Pereira
dc.date.accessioned2019-12-09T11:03:00Z
dc.date.available2019-12-09T11:03:00Z
dc.date.issued2019-10-24
dc.description.abstractEste estudo propõe-se explorar os efeitos do país de origem no desenvolvimento do valor da marca através das suas dimensões. Esta investigação seleciona o vinho como categoria de produto. Os dados foram recolhidos através de consumidores portugueses e canadianos. Para alcançar o objetivo proposto, o modelo conceptual incorpora a influência do país de origem nas dimensões do valor da marca, dimensões essas compostas pela lealdade à marca, associações à marca, notoriedade da marca e qualidade percebida, bem como o consequente efeito do valor da marca na intenção de compra. O efeito do etnocentrismo no país de origem foi também analisado. As hipóteses foram testadas utilizando o modelo de equações estruturais. Os resultados da amostra portuguesa indicam que o país de origem afeta positivamente todas as dimensões do valor da marca. Os resultados da amostra canadiana evidenciam que o país de origem afeta positivamente a lealdade à marca e a qualidade percebida, mas exercendo contudo um efeito significativo nas dimensões associações à marca e notoriedade da marca. Com base nesses resultados, propomos linhas de investigação futura e são feitas recomendações para que as empresas potencializem o valor das suas marcas, explorando a influência do País de origem.pt_PT
dc.identifier.tid202329623pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4317
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPaís de origempt_PT
dc.subjectValor da marcapt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectEtnocentrismopt_PT
dc.subjectVinhopt_PT
dc.titleO impacto do País de Origem no Valor da Marca: uma análise ao setor do vinhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Negócios Internacionaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Nádia Passagem.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: