Publication
Análise de lubrificantes em diferenciais de veículos de competição
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Serrano, Luis Manuel Ventura | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Manuel Pereira Costa e | |
dc.contributor.author | Duarte, Jony Lopes | |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:22:21Z | |
dc.date.embargo | 2025-11-10 | |
dc.date.issued | 2022-11-10 | |
dc.description.abstract | A lubrificação em sistemas de transmissão de veículos de competição, nomeadamente as caixas de velocidades e diferenciais, pode ser desafiante para os engenheiros responsáveis pelo seu desenvolvimento tendo em consideração a necessidade de garantir alto desempenho dinâmico e fiabilidade do veículo e ainda assegurar adequadas condições de operação, muitas vezes extremas, que levam ao aumento de temperatura do lubrificante. O óleo lubrificante é, pois, um elemento essencial pelo que deve possuir uma formulação base e um conjunto de aditivos específicos para este tipo de aplicações. De acordo com a norma J306, são recomendados em caixas de velocidades e diferenciais de veículos de competição óleos sintéticos multigraduados, devidamente formulados, com elevado grau de viscosidade SAE (75W-140) e que cumpram os requisitos das especificações API-GL5 e MT-1. O projeto realizado tem como objetivo principal efetuar uma análise comparativa entre dois óleos lubrificantes, utilizados nas caixas de velocidades e nos diferenciais dos ŠKODA FABIA Rally2 EVO da The Racing Factory e avaliar qual garante melhor lubrificação dos componentes, bem como analisar a possível influência no desgaste das engrenagens. Considerando este propósito, foram utilizados os óleos em diferenciais de 2 veículos de competição sujeitos a condições reais de funcionamento, ou seja, em prova. Foram efetuadas recolhas de óleo no final de cada prova que se enviaram para laboratórios acreditados de modo a efetuar as análises segundo métodos normalizados. Salienta-se que durante a prova, os diferenciais apresentam situações de regime de lubrificação limite, principalmente no movimento entre os satélites e planetários do diferencial, caracterizando-se por cargas elevadas e baixa velocidade na zona de contacto entre dentes. O óleo B, numa fase inicial, aparenta ser a opção mais indicada dada a quantidade elevada de elementos de boro e fósforo, que se caracterizam por serem aditivos EP e/ou modificadores de atrito. Contudo, o elevado consumo dos seus aditivos e a perda de viscosidade a 40ºC ao longo do tempo permitem compreender que o óleo A apresenta possuir uma formulação de química do óleo e dos seus aditivos que será mais resistente à degradação. A complementar, o óleo A possui um índice de viscosidade (IV) superior ao óleo B e, dada as temperaturas médias do funcionamento do diferencial registadas (77ºC-96ºC) e ao facto de o custo por litro de óleo A ser cerca de metade do óleo B, é possível concluir que, entre os dois óleos analisados, o óleo A apresenta ser a opção recomendada neste tipo de aplicação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203224167 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8133 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Óleo | pt_PT |
dc.subject | Lubrificação | pt_PT |
dc.subject | Diferencial | pt_PT |
dc.subject | Competição | pt_PT |
dc.subject | Viscosidade | pt_PT |
dc.subject | Aditivos | pt_PT |
dc.title | Análise de lubrificantes em diferenciais de veículos de competição | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Projeto_MEAU_JonyDuarte_2210481_com_correções_formais.pdf
- Size:
- 4.6 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: