Repository logo
 
Publication

Abordagem genológica em contexto de jardim-de-infância e crianças com perturbações da comunicação: alargar o círculo de inclusão

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarbeiro, Luís Filipe Tomás
dc.contributor.authorPrino, Cláudia Sofia Reis Pinto Gonçalves
dc.date.accessioned2016-03-18T15:37:27Z
dc.date.available2016-03-18T15:37:27Z
dc.date.issued2015-07-28
dc.description.abstractO presente estudo incidiu sobre as potencialidades de estratégias inspiradas na pedagogia genológica no contexto de uma sala de educação de infância, crianças com idades compreendidas entre os dois, três e quatro anos, incluindo crianças com perturbações da comunicação. Pretendeu-se observar o contributo destas estratégias, para, com um propósito inclusivo, promover o sucesso alargado na aprendizagem relacionada com as histórias e outros géneros textuais. O estudo foi realizado numa perspetiva de investigação-ação. Contrastaram-se a abordagem pedagógica habitualmente seguida pela educadora com a introdução de estratégias genológicas. Os dados foram recolhidos através de gravação das sessões e do diário de bordo da educadora. Os resultados obtidos revelaram um incremento da participação e do sucesso das intervenções das crianças, incluindo das crianças com perturbações da comunicação, que se aproximaram do nível alcançado pelas restantes crianças. O recurso à pedagogia genológica alterou positivamente a sua compreensão e participação e melhorou as suas atitudes e comportamento. Foram, assim, alargados os círculos de inclusão por meio de atividades dirigidas a todo o grupo. Tornou-se evidente o alargamento do sucesso envolvendo todas as crianças, com reflexos ao nível de atitudes e comportamento, mas também implicando a participação e o desenvolvimento de competências de compreensão ligadas à leitura (audição) de histórias e de outros géneros textuais.pt_PT
dc.identifier.tid201091690pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1690
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino especialpt_PT
dc.subjectIntegração socialpt_PT
dc.subjectNecessidades educativaspt_PT
dc.subjectPedagogia genológicapt_PT
dc.titleAbordagem genológica em contexto de jardim-de-infância e crianças com perturbações da comunicação: alargar o círculo de inclusãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Mestrado Final.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: