Publication
Abordagem genológica em contexto de jardim-de-infância e crianças com perturbações da comunicação: alargar o círculo de inclusão
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barbeiro, Luís Filipe Tomás | |
dc.contributor.author | Prino, Cláudia Sofia Reis Pinto Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2016-03-18T15:37:27Z | |
dc.date.available | 2016-03-18T15:37:27Z | |
dc.date.issued | 2015-07-28 | |
dc.description.abstract | O presente estudo incidiu sobre as potencialidades de estratégias inspiradas na pedagogia genológica no contexto de uma sala de educação de infância, crianças com idades compreendidas entre os dois, três e quatro anos, incluindo crianças com perturbações da comunicação. Pretendeu-se observar o contributo destas estratégias, para, com um propósito inclusivo, promover o sucesso alargado na aprendizagem relacionada com as histórias e outros géneros textuais. O estudo foi realizado numa perspetiva de investigação-ação. Contrastaram-se a abordagem pedagógica habitualmente seguida pela educadora com a introdução de estratégias genológicas. Os dados foram recolhidos através de gravação das sessões e do diário de bordo da educadora. Os resultados obtidos revelaram um incremento da participação e do sucesso das intervenções das crianças, incluindo das crianças com perturbações da comunicação, que se aproximaram do nível alcançado pelas restantes crianças. O recurso à pedagogia genológica alterou positivamente a sua compreensão e participação e melhorou as suas atitudes e comportamento. Foram, assim, alargados os círculos de inclusão por meio de atividades dirigidas a todo o grupo. Tornou-se evidente o alargamento do sucesso envolvendo todas as crianças, com reflexos ao nível de atitudes e comportamento, mas também implicando a participação e o desenvolvimento de competências de compreensão ligadas à leitura (audição) de histórias e de outros géneros textuais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201091690 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1690 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino especial | pt_PT |
dc.subject | Integração social | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia genológica | pt_PT |
dc.title | Abordagem genológica em contexto de jardim-de-infância e crianças com perturbações da comunicação: alargar o círculo de inclusão | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |