Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
634.24 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta análise de conceito do termo parentalidade mindful, tem o objetivo de perceber de
que forma se caracteriza a parentalidade mindful nas práticas parentais dos pais de crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificação
e seleção dos artigos e uma análise de conceito de acordo com o método evolutivo de
Rodgers. Foram selecionados dez artigos para revisão final e com base nos 4 elementos
do modelo de Rodgers encontramos: 1) os conceitos relacionados, sendo eles parentalidade mindful, parentalidade atenta e parentalidade consciente 2) os atributos essenciais:
ouvir atentamente os filhos; cultivar a abertura e aceitação sem julgamento; consciência
emocional; autorregulação emocional; autocompaixão e compaixão 3) os antecedentes
incluem o estilo parental, o género, o grau de escolaridade, ser autocompassivo, observador e empático; ter participado em programas de treino parental; 4) as consequências
são a redução do stress parental, melhor comunicação pais-filhos, menos problemas de
ansiedade e stress e aumento do bem-estar das crianças e adolescentes. Este estudo
permite-nos compreender que a promoção da prática da parentalidade mindful, pode
ser incluída na educação parental desenvolvida pelos enfermeiros como intervenção de
enfermagem que prevê a disposição para melhorar a parentalidade.
Description
Keywords
Parentalidade Mindful Práticas Parentais Crianças Adolescentes Famílias
Citation
Publisher
Ciência Digital