Repository logo
 
Publication

Contributos dos Cursos EFA no desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Sara Mónico
dc.contributor.authorGraça, Ana Margarida Neves da
dc.date.accessioned2016-05-23T16:15:21Z
dc.date.available2016-05-23T16:15:21Z
dc.date.issued2015-05-14
dc.description.abstractA educação e formação de adultos (EFA) é imprescindível na atual sociedade, pois esta está em constante transformação, sendo necessário a atualização dos indivíduos, ou seja os conhecimentos e as experiências são cada vez mais privilegiados especialmente em contexto profissional exigindo dos indivíduos mais qualificação. Assim, educar e formar não passa só pela educação formal (ensino tradicional), mas também pela educação não formal centrada nas aprendizagens ao longo da vida, tendo essencialmente em conta o saber-fazer adquirido através das práticas do quotidiano, tornando esta tipologia de ensino mais dinâmica e inclusiva, pois tem em conta as características do indivíduo certificando os seus saberes, competências e práticas através dos cursos de educação e formação de adultos, por exemplo o RVCC que foi mencionado no decorrer do presente trabalho. É importante salientar, que os saberes e competências que são adquiridos no quotidiano também podem ser de carácter informal (educação informal), estando por isso presentes aprendizagens involuntárias obtidas em contexto familiar ou social. Pode-se afirmar que o ensino não está unicamente reservado aos mais novos (crianças e jovens), mas também direcionado para os adultos e seniores, considerando que as aprendizagens podem ser obtidas na educação formal, não-formal e informal. Assim, cada tipologia será importante em distintas faixas etárias ou em determinados momentos da vida. Neste sentido, a investigação pretende compreender a perspetiva dos formandos e formadores/coordenadores dos cursos EFA do concelho de Leiria, nomeadamente no que diz respeito aos contributos que esta tipologia de formação proporcionou, bem como a perspetiva dos formandos/coordenadores em relação a este. Assim, na recolha de dados utilizou-se uma abordagem qualitativa, usando como técnicas de recolha dos dados os inquéritos por entrevista e por questionário.pt_PT
dc.identifier.tid201164680pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1856
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectAnimação socioculturalpt_PT
dc.subjectCursos EFApt_PT
dc.titleContributos dos Cursos EFA no desenvolvimento pessoal, profissional e comunitáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências de Educação: Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO FINAL.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: