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Contributos dos Cursos EFA no desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Sara Mónico | |
dc.contributor.author | Graça, Ana Margarida Neves da | |
dc.date.accessioned | 2016-05-23T16:15:21Z | |
dc.date.available | 2016-05-23T16:15:21Z | |
dc.date.issued | 2015-05-14 | |
dc.description.abstract | A educação e formação de adultos (EFA) é imprescindível na atual sociedade, pois esta está em constante transformação, sendo necessário a atualização dos indivíduos, ou seja os conhecimentos e as experiências são cada vez mais privilegiados especialmente em contexto profissional exigindo dos indivíduos mais qualificação. Assim, educar e formar não passa só pela educação formal (ensino tradicional), mas também pela educação não formal centrada nas aprendizagens ao longo da vida, tendo essencialmente em conta o saber-fazer adquirido através das práticas do quotidiano, tornando esta tipologia de ensino mais dinâmica e inclusiva, pois tem em conta as características do indivíduo certificando os seus saberes, competências e práticas através dos cursos de educação e formação de adultos, por exemplo o RVCC que foi mencionado no decorrer do presente trabalho. É importante salientar, que os saberes e competências que são adquiridos no quotidiano também podem ser de carácter informal (educação informal), estando por isso presentes aprendizagens involuntárias obtidas em contexto familiar ou social. Pode-se afirmar que o ensino não está unicamente reservado aos mais novos (crianças e jovens), mas também direcionado para os adultos e seniores, considerando que as aprendizagens podem ser obtidas na educação formal, não-formal e informal. Assim, cada tipologia será importante em distintas faixas etárias ou em determinados momentos da vida. Neste sentido, a investigação pretende compreender a perspetiva dos formandos e formadores/coordenadores dos cursos EFA do concelho de Leiria, nomeadamente no que diz respeito aos contributos que esta tipologia de formação proporcionou, bem como a perspetiva dos formandos/coordenadores em relação a este. Assim, na recolha de dados utilizou-se uma abordagem qualitativa, usando como técnicas de recolha dos dados os inquéritos por entrevista e por questionário. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201164680 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1856 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação de adultos | pt_PT |
dc.subject | Alfabetização | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento comunitário | pt_PT |
dc.subject | Animação sociocultural | pt_PT |
dc.subject | Cursos EFA | pt_PT |
dc.title | Contributos dos Cursos EFA no desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências de Educação: Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário | pt_PT |