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Gestão e liderança nas escolas públicas portuguesas : da revolução à globalização

dc.contributor.authorSilva, José Manuel
dc.date.accessioned2009-11-18T14:07:55Z
dc.date.available2009-11-18T14:07:55Z
dc.date.issued2007-04
dc.descriptionComunicação apresentada no IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Lisboa, 2007
dc.description.abstractOs conceitos líder e liderança são de uso relativamente recente em Portugal no âmbito educacional; inicialmente mais utilizados nos contextos político e empresarial, só muito timidamente vão entrando no léxico pedagógico. A cultura escolar portuguesa, ao nível da administração escolar, é sobretudo marcada por conceitos mais formais e hierárquicos, como reitor ou director, órgãos unipessoais normalmente resultantes de nomeação estatal e, no pós Revolução dos Cravos (1974), por conselhos directivos/executivos, órgãos colegiais, emergentes de escolhas entre pares. Para este facto muito concorre o peso do sector público na oferta educativa, conforme dispõe a Constituição da República Portuguesa (1997), artigo 75, nº. 1, “O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população” e a Lei de Bases do Sistema Educativo (1986), no seu artigo 45º., nº. 4, define "a direcção de cada estabelecimento ou grupo de estabelecimentos dos ensinos básico e secundário é assegurada por órgãos próprios, para os quais são democraticamente eleitos os representantes dos professores, alunos e pessoal não docente (…)". Quanto ao ensino particular e cooperativo, a direcção das escolas é exercida por pessoas de confiança das respectivas entidades proprietárias, embora tendo de possuir determinadas qualificações pedagógicas definidas por lei, e é corrente que o dirigente de topo seja designado por director. Qualquer que seja o caso, público ou privado, o exercício da administração e gestão das escolas associa-se predominantemente ao conceito clássico de chefia, fundamento da hierarquia directiva ainda hoje mais corrente nas organizações públicas portuguesas e em boa parte das privadas, embora sejam já claros os sinais da inevitabilidade de uma reformulação conceptual e da adopção de novas práticas, inspiradas no conceito de liderança escolar.pt
dc.identifier.citationSILVA, José Manuel (2007) - Gestão e liderança nas escolas públicas portuguesas: da revolução à globalização. In: ACTAS do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação & III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/164
dc.language.isoporpt
dc.subjectLiderençapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectPortugalpt
dc.titleGestão e liderança nas escolas públicas portuguesas : da revolução à globalizaçãopt
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.titleIV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educaçãopt
person.familyNameCARRAÇA DA SILVA
person.givenNameJOSÉ MANUEL
person.identifier.ciencia-id2B14-0CDE-82C0
person.identifier.orcid0000-0001-9631-7819
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typeconferenceObjectpt
relation.isAuthorOfPublication17b5c674-7330-4f8e-b851-829f511e27d3
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