Publication
Gestão e liderança nas escolas públicas portuguesas : da revolução à globalização
dc.contributor.author | Silva, José Manuel | |
dc.date.accessioned | 2009-11-18T14:07:55Z | |
dc.date.available | 2009-11-18T14:07:55Z | |
dc.date.issued | 2007-04 | |
dc.description | Comunicação apresentada no IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Lisboa, 2007 | |
dc.description.abstract | Os conceitos líder e liderança são de uso relativamente recente em Portugal no âmbito educacional; inicialmente mais utilizados nos contextos político e empresarial, só muito timidamente vão entrando no léxico pedagógico. A cultura escolar portuguesa, ao nível da administração escolar, é sobretudo marcada por conceitos mais formais e hierárquicos, como reitor ou director, órgãos unipessoais normalmente resultantes de nomeação estatal e, no pós Revolução dos Cravos (1974), por conselhos directivos/executivos, órgãos colegiais, emergentes de escolhas entre pares. Para este facto muito concorre o peso do sector público na oferta educativa, conforme dispõe a Constituição da República Portuguesa (1997), artigo 75, nº. 1, “O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população” e a Lei de Bases do Sistema Educativo (1986), no seu artigo 45º., nº. 4, define "a direcção de cada estabelecimento ou grupo de estabelecimentos dos ensinos básico e secundário é assegurada por órgãos próprios, para os quais são democraticamente eleitos os representantes dos professores, alunos e pessoal não docente (…)". Quanto ao ensino particular e cooperativo, a direcção das escolas é exercida por pessoas de confiança das respectivas entidades proprietárias, embora tendo de possuir determinadas qualificações pedagógicas definidas por lei, e é corrente que o dirigente de topo seja designado por director. Qualquer que seja o caso, público ou privado, o exercício da administração e gestão das escolas associa-se predominantemente ao conceito clássico de chefia, fundamento da hierarquia directiva ainda hoje mais corrente nas organizações públicas portuguesas e em boa parte das privadas, embora sejam já claros os sinais da inevitabilidade de uma reformulação conceptual e da adopção de novas práticas, inspiradas no conceito de liderança escolar. | pt |
dc.identifier.citation | SILVA, José Manuel (2007) - Gestão e liderança nas escolas públicas portuguesas: da revolução à globalização. In: ACTAS do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação & III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/164 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.subject | Liderença | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Portugal | pt |
dc.title | Gestão e liderança nas escolas públicas portuguesas : da revolução à globalização | pt |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.title | IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação | pt |
person.familyName | CARRAÇA DA SILVA | |
person.givenName | JOSÉ MANUEL | |
person.identifier.ciencia-id | 2B14-0CDE-82C0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9631-7819 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | conferenceObject | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 17b5c674-7330-4f8e-b851-829f511e27d3 | |
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