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Abstract(s)
Visual representation is a powerful tool for promoting empathy and understanding by associating symbols and images with narratives, thereby cultivating deeper emotional connections (Morgan, 2018). This dissertation employs graphic design as a medium to challenge societal perceptions of Moroccan women and amplify their voices through accessible and purpose-driven storytelling. The study examines the cultural norms, stereotypes, and systemic challenges shaping the lived experiences of Moroccan women. Using a mixed-methods approach, including qualitative interviews and cultural analyses, six case studies highlight shared struggles across diverse social, political, and economic contexts. These narratives highlight the enduring issues often silenced within Moroccan society and advocate for the reclamation of women’s stories as a pivotal step toward societal transformation. Guided by decolonizing design principles, the project rejects colonial portrayals that have historically reduced Moroccan women to passive roles (Goh, 2021). By incorporating culturally resonant design elements drawn from Moroccan heritage, the work establishes a visual language that both celebrates and empowers. The resulting storytelling initiative seeks to transform societal perspectives, offering a multifaceted and inclusive portrayal of Moroccan women’s lived realities. Ultimately, this dissertation contributes to both design studies and gender discourse by providing a structured framework for decolonized visual storytelling in Morocco.
A representação visual é uma ferramenta poderosa para promover empatia e compreensão, ao associar símbolos e imagens a narrativas, cultivando conexões emocionais mais profundas (Morgan, 2018). Esta dissertação utiliza o design gráfico como meio para desafiar perceções sociais sobre mulheres marroquinas e amplificar as suas vozes através de narrativas acessíveis e orientadas por um propósito. O estudo analisa as normas culturais, estereótipos e desafios sistémicos que moldam as experiências vividas pelas mulheres marroquinas. Através de uma abordagem de métodos mistos, incluindo entrevistas qualitativas e análises culturais, seis estudos de caso destacam desafios comuns em contextos sociais, políticos e económicos diversos. Estas narrativas evidenciam questões persistentes frequentemente silenciadas na sociedade marroquina e defendem a recuperação das histórias das mulheres como passo crucial para a transformação social. Guiado pelos princípios do design decolonial, o projeto rejeita as representações coloniais que historicamente reduziram as mulheres marroquinas a papéis passivos (Goh, 2021). Ao incorporar elementos de design culturalmente relevantes inspirados no património marroquino, o trabalho estabelece uma linguagem visual que celebra e empodera. A iniciativa resultante procura transformar perspetivas sociais, oferecendo um retrato multifacetado e inclusivo das realidades vividas pelas mulheres marroquinas. Por fim, esta dissertação contribui tanto para os estudos de design quanto para o discurso de género, oferecendo um enquadramento estruturado para uma narrativa visual descolonizada em Marrocos.
A representação visual é uma ferramenta poderosa para promover empatia e compreensão, ao associar símbolos e imagens a narrativas, cultivando conexões emocionais mais profundas (Morgan, 2018). Esta dissertação utiliza o design gráfico como meio para desafiar perceções sociais sobre mulheres marroquinas e amplificar as suas vozes através de narrativas acessíveis e orientadas por um propósito. O estudo analisa as normas culturais, estereótipos e desafios sistémicos que moldam as experiências vividas pelas mulheres marroquinas. Através de uma abordagem de métodos mistos, incluindo entrevistas qualitativas e análises culturais, seis estudos de caso destacam desafios comuns em contextos sociais, políticos e económicos diversos. Estas narrativas evidenciam questões persistentes frequentemente silenciadas na sociedade marroquina e defendem a recuperação das histórias das mulheres como passo crucial para a transformação social. Guiado pelos princípios do design decolonial, o projeto rejeita as representações coloniais que historicamente reduziram as mulheres marroquinas a papéis passivos (Goh, 2021). Ao incorporar elementos de design culturalmente relevantes inspirados no património marroquino, o trabalho estabelece uma linguagem visual que celebra e empodera. A iniciativa resultante procura transformar perspetivas sociais, oferecendo um retrato multifacetado e inclusivo das realidades vividas pelas mulheres marroquinas. Por fim, esta dissertação contribui tanto para os estudos de design quanto para o discurso de género, oferecendo um enquadramento estruturado para uma narrativa visual descolonizada em Marrocos.
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Keywords
Women Morocco Empowerment Cultural Dynamics Decolonizing Design Design Practices Heritage