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Estudo do comportamento da resistĂȘncia de laminado em fibra de carbono submetido a fadiga tĂ©rmica
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecĂąnica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, AntĂłnio MĂĄrio Henriques | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, José António Martins | |
dc.contributor.author | Francisco, Nuno Tiago de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T13:29:51Z | |
dc.date.available | 2017-04-12T13:29:51Z | |
dc.date.issued | 2014-12-04 | |
dc.description.abstract | O atual desenvolvimento e aplicação exponencial de materiais compĂłsitos, deve-se em grande parte a indĂșstrias como a automĂłvel, aeronĂĄutica e desportos de competição que constantemente procuram substituir componentes existentes por outros mais leves e com propriedades mecĂąnicas superiores. Um dos materiais que tem sofrido maior evolução Ă© o laminado de fibra de carbono, por ter caracterĂsticas que o tornam favorĂĄvel Ă s exigĂȘncias atuais do mercado ao nĂvel da eficiĂȘncia, segurança, redução dos custos de fabrico, boa capacidade para resistir a produtos quĂmicos corrosivos, temperatura e pressĂŁo. Estes sĂŁo alguns dos fatores que levaram Ă utilização deste tipo de material para a realização deste estudo. O objetivo fundamental deste trabalho Ă© analisar o comportamento de laminados polimĂ©ricos reforçados por fibra de carbono (CFRP), apĂłs serem sujeitos a 52 ciclos de fadiga tĂ©rmica, com uma duração de 16 horas por ciclo com temperaturas entre os - 40ËC e 60ËC. Os provetes submetidos a ensaio foram manufaturados atravĂ©s de impregnação manual com moldação por vĂĄcuo. O processo de fadiga tĂ©rmica foi executado em dois equipamentos, estufa e arca frigorĂfica. Foram realizados ensaios de tração, flexĂŁo em 3 pontos e impacto de baixa velocidade. A tensĂŁo de rotura, carga mĂĄxima e energia elĂĄstica foram os principais parĂąmetros obtidos. Com estes parĂąmetros analisou-se o comportamento dos laminados ao longo do processo de fadiga tĂ©rmica. Os resultados obtidos para a alteração do comportamento nĂŁo evidenciaram alteraçÔes significativas em nenhum dos ensaios, os parĂąmetros analisados mantiveram-se na mesma gama de valores. Com estes resultados concluiu-se que os laminados de fibra de carbono nĂŁo sofreram dano detetĂĄvel nas condiçÔes de ensaio impostas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201680912 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2555 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Laminados poliméricos com fibra de carbono | pt_PT |
dc.subject | Fadiga térmica | pt_PT |
dc.subject | Ensaio de impacto | pt_PT |
dc.subject | Ensaio de tração | pt_PT |
dc.subject | Ensaio de flexĂŁo em trĂȘs pontos | pt_PT |
dc.title | Estudo do comportamento da resistĂȘncia de laminado em fibra de carbono submetido a fadiga tĂ©rmica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecùnica - Produção Industrial | pt_PT |
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