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Authors
Abstract(s)
O atual desenvolvimento e aplicação exponencial de materiais compósitos, deve-se em
grande parte a indĂșstrias como a automĂłvel, aeronĂĄutica e desportos de competição
que constantemente procuram substituir componentes existentes por outros mais
leves e com propriedades mecĂąnicas superiores.
Um dos materiais que tem sofrido maior evolução é o laminado de fibra de carbono,
por ter caracterĂsticas que o tornam favorĂĄvel Ă s exigĂȘncias atuais do mercado ao nĂvel
da eficiĂȘncia, segurança, redução dos custos de fabrico, boa capacidade para resistir a
produtos quĂmicos corrosivos, temperatura e pressĂŁo. Estes sĂŁo alguns dos fatores que
levaram à utilização deste tipo de material para a realização deste estudo.
O objetivo fundamental deste trabalho Ă© analisar o comportamento de laminados
poliméricos reforçados por fibra de carbono (CFRP), após serem sujeitos a 52 ciclos de
fadiga térmica, com uma duração de 16 horas por ciclo com temperaturas entre os -
40ËC e 60ËC.
Os provetes submetidos a ensaio foram manufaturados através de impregnação
manual com moldação por våcuo. O processo de fadiga térmica foi executado em dois
equipamentos, estufa e arca frigorĂfica.
Foram realizados ensaios de tração, flexão em 3 pontos e impacto de baixa velocidade.
A tensĂŁo de rotura, carga mĂĄxima e energia elĂĄstica foram os principais parĂąmetros
obtidos. Com estes parĂąmetros analisou-se o comportamento dos laminados ao longo
do processo de fadiga térmica.
Os resultados obtidos para a alteração do comportamento não evidenciaram
alteraçÔes significativas em nenhum dos ensaios, os parùmetros analisados
mantiveram-se na mesma gama de valores. Com estes resultados concluiu-se que os
laminados de fibra de carbono não sofreram dano detetåvel nas condiçÔes de ensaio
impostas.
Description
Keywords
Laminados polimĂ©ricos com fibra de carbono Fadiga tĂ©rmica Ensaio de impacto Ensaio de tração Ensaio de flexĂŁo em trĂȘs pontos