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Estudo do comportamento da resistĂȘncia de laminado em fibra de carbono submetido a fadiga tĂ©rmica

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Abstract(s)

O atual desenvolvimento e aplicação exponencial de materiais compĂłsitos, deve-se em grande parte a indĂșstrias como a automĂłvel, aeronĂĄutica e desportos de competição que constantemente procuram substituir componentes existentes por outros mais leves e com propriedades mecĂąnicas superiores. Um dos materiais que tem sofrido maior evolução Ă© o laminado de fibra de carbono, por ter caracterĂ­sticas que o tornam favorĂĄvel Ă s exigĂȘncias atuais do mercado ao nĂ­vel da eficiĂȘncia, segurança, redução dos custos de fabrico, boa capacidade para resistir a produtos quĂ­micos corrosivos, temperatura e pressĂŁo. Estes sĂŁo alguns dos fatores que levaram Ă  utilização deste tipo de material para a realização deste estudo. O objetivo fundamental deste trabalho Ă© analisar o comportamento de laminados polimĂ©ricos reforçados por fibra de carbono (CFRP), apĂłs serem sujeitos a 52 ciclos de fadiga tĂ©rmica, com uma duração de 16 horas por ciclo com temperaturas entre os - 40˚C e 60˚C. Os provetes submetidos a ensaio foram manufaturados atravĂ©s de impregnação manual com moldação por vĂĄcuo. O processo de fadiga tĂ©rmica foi executado em dois equipamentos, estufa e arca frigorĂ­fica. Foram realizados ensaios de tração, flexĂŁo em 3 pontos e impacto de baixa velocidade. A tensĂŁo de rotura, carga mĂĄxima e energia elĂĄstica foram os principais parĂąmetros obtidos. Com estes parĂąmetros analisou-se o comportamento dos laminados ao longo do processo de fadiga tĂ©rmica. Os resultados obtidos para a alteração do comportamento nĂŁo evidenciaram alteraçÔes significativas em nenhum dos ensaios, os parĂąmetros analisados mantiveram-se na mesma gama de valores. Com estes resultados concluiu-se que os laminados de fibra de carbono nĂŁo sofreram dano detetĂĄvel nas condiçÔes de ensaio impostas.

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Laminados polimĂ©ricos com fibra de carbono Fadiga tĂ©rmica Ensaio de impacto Ensaio de tração Ensaio de flexĂŁo em trĂȘs pontos

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