Repository logo
 
Publication

Efeito do trabalho de projeto na abordagem da estatística nas atitudes face à matemática de alunos do 6.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorBarradas, Magna Damiana Ramos Santos
dc.date.accessioned2016-05-06T14:37:46Z
dc.date.available2016-05-06T14:37:46Z
dc.date.issued2015-06-25
dc.description.abstractO presente trabalho constitui uma investigação levada a cabo no âmbito do Mestrado e Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Educação Básica. A problemática surgiu no decorrer da minha prática pedagógica no seio de uma turma do 6.º ano, numa Escola Básica do centro do país. Partindo da necessidade da tomada de posição perante o ensino e a sua finalidade, centra-se na perspetiva de que além da promoção de aquisição de informação, conteúdo e experiência Matemática, também é finalidade do ensino desta disciplina o desenvolvimento de atitudes positivas face à mesma e a capacidade de apreciar esta ciência. Pretende verificar o efeito de um trabalho de projeto nas atitudes dos alunos, pois conhecer apenas a atitude que apresentam em relação à matemática não previne que a mesma evolua no sentido negativo ao longo da escolaridade obrigatória. O projeto realizado na turma teve como dinâmica o trabalho de grupo, no qual os alunos desempenharam o papel de produtores e de consumidores de informação estatística. Avalia a atitude dos alunos em três momentos da concretização do projeto – antes, durante e depois; por forma a evidenciar semelhanças e diferenças nos três momentos, bem como o que poderá ter influenciado o resultado obtido. Considerando a atitude com base em três componentes principais – afetiva, cognitiva e comportamental, a análise dos dados traduziu-se na análise das expressões de comportamento verbal e não-verbal a partir da qual foi inferida a componente de atitude refletida. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria nas atitudes dos alunos mediante a metodologia utilizada, nomeadamente no que respeita à apreciação desta ciência através da compreensão da sua aplicabilidade no quotidiano diário e futuro profissional, bem como ao autoconhecimento das suas competências em relação ao tema matemático abordado. Poderia ter tido uma influência mais positiva nas atitudes dos alunos, nomeadamente na componente comportamental, se estes já tivessem desenvolvido competências intrínsecas ao trabalho cooperativo.pt_PT
dc.identifier.tid201146096pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1798
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.titleEfeito do trabalho de projeto na abordagem da estatística nas atitudes face à matemática de alunos do 6.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 12
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 1 - 1.ª reflexão.pdf
Size:
226.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 2 - 4.ª reflexão.pdf
Size:
512.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 3 - 2.ª reflexão.pdf
Size:
205.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 4 - Planificação Global do Projeto.pdf
Size:
78.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 5 - Organização do trabalho de grupo.pdf
Size:
143.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: