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A comunicação entre alunos surdos e ouvintes:a influência da aprendizagem da língua gestual portuguesa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
datacite.subject.fos | Surdos | pt_PT |
datacite.subject.fos | Comunicação Gestual | pt_PT |
datacite.subject.fos | Língua Gestual Portuguesa | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mangas, Catarina Frade | |
dc.contributor.author | Pires, Ana Margarida dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T11:55:33Z | |
dc.date.available | 2016-03-14T11:55:33Z | |
dc.date.issued | 2015-07-28 | |
dc.description.abstract | A comunicação, se for bem conduzida, pode ser uma aliada na luta contra os preconceitos sociais, pois é a partir do seu uso que observamos, compreendemos e interagimos com o mundo natural. No entanto, sabe-se que nem todos comunicam da mesma forma, por inerência às suas deficiências e características, nomeadamente à auditiva que, com frequência, não permite uma inclusão plena e condiciona a vida pessoal, de alguns cidadãos, por necessitar de respostas acessíveis e diferenciadas às suas necessidades. O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo principal verificar se a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa (LGP), pelos alunos ouvintes influencia a comunicação com os alunos surdos e a consequente inclusão dos mesmos numa Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos, do Concelho de Leiria. Para tal foram realizadas atividades, em diferentes momentos, como um atelier de LGP, atividades lúdico-pedagógica e entrevistas, que permitiram o desenvolvimento de interações comunicativas e sociais, entre os alunos surdos e os alunos ouvintes. As atividades desenvolvidas neste estudo de caso exploratório-descritivo contribuíram não só para a inclusão dos alunos surdos, bem como permitiu aos alunos ouvintes uma maior consciencialização para a importância em aprender esta língua, proporcionando assim um ambiente bilingue na escola, como preconiza o Decreto-Lei n.º 3/2008. Estas trouxeram melhorias significativas no processo comunicativo com os alunos surdos e revelaram que a aprendizagem da LGP por todos os alunos ouvintes é uma realidade cada vez mais presente no nosso sistema educativo, dando deste modo resposta à questão de investigação, que constitui a base deste trabalho. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201080575 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1608 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Surdos | pt_PT |
dc.subject | Língua Gestual Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Comunicação gestual | pt_PT |
dc.title | A comunicação entre alunos surdos e ouvintes:a influência da aprendizagem da língua gestual portuguesa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Acessível | pt_PT |