Repository logo
 
Publication

A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar

dc.contributor.authorTomé, Catarina
dc.contributor.authorJordão, Inês
dc.contributor.authorSantos, Mariana
dc.contributor.authorSousa, Sara
dc.contributor.authorRibeiro, Jaime
dc.date.accessioned2022-09-23T12:06:25Z
dc.date.available2022-09-23T12:06:25Z
dc.date.issued2021-07-09
dc.descriptionO livro de atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional é uma iniciativa do Núcleo de Terapia Ocupacional da RACS (Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia). Nesta primeira edição, em formato virtual, no seguimento da pandemia que assolou o planeta, foram apresentados assincronamente 15 pósteres em formato vídeo e disponibilizados em https://www.youtube.com/playlist?list=PLKUR7eWoyi2QAmZdHuB8qapIIA3PGxPVf . Foram também apresentadas de forma síncrona 14 comunicações livres que resultaram em 13 artigos completos que foram publicados na RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS - https://revsalus.com/index.php/RevSALUS. Uma comunicação oral encontra-se em artigo completo neste livro. Neste livro de Atas encontram-se publicados os resumos dos artigos completos publicados na RevSalus assim com os artigos curtos que originaram os vídeo-pósteres. Com mais de 100 participantes internacionais, esta edição obteve um sucesso considerável atendendo à sua novidade e constrangimentos pandémicos.pt_PT
dc.description.abstractA Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), consiste numa alteração neuro-desenvolvimental, que se expressa através de alterações e défices nas competências sociais e de comunicação. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) promove a autonomia das pessoas com PEA, para que consigam estabelecer uma comunicação eficaz com os seus pares. No âmbito da atuação da equipa multidisciplinar, a atuação da Terapia Ocupacional (TO) foca-se na promoção do acesso ao sistema de CAA, implementando dispositivos e interfaces customizadas ao utilizador. Objetivo: Descrever a intervenção da TO na implementação de Tecnologias de Apoio (TA) para a CAA junto de uma criança em idade pré-escolar com PEA, não verbal. Material e Métodos: Abordagem qualitativa através de um estudo de caso único, incidindo sobre a utilização de um dispositivo móvel android com ecrã tátil e com interface adaptado com pictogramas. Serão obtidos dados através da Escala de Comunicação Pré-Verbal, da Schedule of Growing Skills II , por entrevista a profissionais e cuidadores, e por observação participante. Resultados: Serão utilizados para a análise e interpretação dos dados qualitativos, o software WebQDA para a concretização da análise de conteúdo e o Microsoft Excel para tratamento dos dados quantitativos, provenientes das escalas de avaliação. Os resultados esperados avaliarão a evolução a nível das competências de comunicação, decorrente da implementação com treino do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação. Conclusão: Esta investigação irá produzir conhecimento no que reporta à atuação do TO na implementação de um SAAC para o desenvolvimento da comunicação de uma criança com PEA, não verbal.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder, which is expressed through changes and deficits in social and communication skills. Augmentative and Alternative Communication (AAC) promotes the autonomy of people with ASD so that they can establish an effective communication with their peers. Within the multidisciplinary team, Occupational Therapy (OT) focuses on promoting access to the AAC system, implementing devices and interfaces tailored to the user. Objective: To describe the OT intervention in the implementation of Assistive Technology (AT) for AAC with a preschooler with non-verbal ASD. Material and Methods: Qualitative approach through a single case study, focusing on the use of an android mobile device with touch screen and adapted interface with pictograms. Data will be obtained through the Pre-Verbal Communication Scale, the Schedule of Growing Skills II, interviews with professionals and caregivers, and participant observation. Results: For the analysis and interpretation of the qualitative data, the WebQDA software will be used to perform the content analysis and Microsoft Excel will be used to treat the quantitative data from the assessment scales. The expected results will assess the evolution in communication skills, resulting from the implementation and training of the Augmentative and Alternative Communication System. Conclusion: This research will produce knowledge on the role of OT in the implementation of an AACS for the development of the communication skills of a non-verbal child with ASD.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53249-0-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7716
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://clto-racs.ipleiria.pt/files/2022/09/15-A-Terapia-Ocupacional-na-implementacao-de-Sistema-Aumentativo-e-Alternativo-de-Comunicacao_estudo-de-caso-com-uma-crianca-com-PEA-em-idade-pre-escolar.pdfpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectPEApt_PT
dc.subjectTecnologias de Apoiopt_PT
dc.subjectSistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicaçãopt_PT
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.titleA Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolarpt_PT
dc.title.alternativeOccupational Therapy in the Implementation of Augmentative and Alternative Communication System: a case study with a preschool child with ASDpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage23pt_PT
oaire.citation.startPage20pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas da 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacionalpt_PT
person.familyNameRibeiro
person.givenNameJaime
person.identifier.ciencia-id631E-EEED-A510
person.identifier.orcid0000-0002-1548-5579
person.identifier.ridF-1706-2015
person.identifier.scopus-author-id55432224100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3aace2a5-604f-4657-a1a3-fecf92336d0c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3aace2a5-604f-4657-a1a3-fecf92336d0c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15-A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação_estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolar.pdf
Size:
732.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: