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Implementação de CRM com impacto direto na Organização

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCrespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
dc.contributor.authorHenriques, Leonardo José Duarte
dc.date.accessioned2024-06-20T12:58:33Z
dc.date.available2024-06-20T12:58:33Z
dc.date.issued2024-02-16
dc.description.abstractA atualidade do mercado da oferta e da procura sofreu alterações ao longo das décadas, mas com uma forte aceleração nos últimos anos devido ao avanço tecnológico. O principal fator para o mercado estar em constante mudança, é o facto de o consumidor estar também em constante adaptação e alteração de exigências, desejos e necessidades. Longe de outros tempos, o consumidor atual quando tem alguma necessidade ou desejo de algum produto, informa-se, pesquisa, experimenta, exige e testa de uma forma como não o fazia anteriormente. Esses comportamentos têm de ser acompanhados pelas marcas de forma rápida e preventiva, não bastando ter o produto ou o serviço à disposição do consumidor, é necessário ir mais além, é necessário conhecer o cliente e o seu perfil (Frighetto, 2022), e é nessa fase que entra a ferramenta em estudo, o CRM. Este estudo de tem como principal objetivo a perceção do impacto da utilização do CRM por parte das marcas no comportamento dos consumidores, avaliando a sua confiança, lealdade, satisfação e imagem da marca. Foi realizado um questionário de forma online, para uma amostra de 209 consumidores, na elaboração de um estudo quantitativo de natureza transversal onde se verificou o suporte às cinco hipóteses desenvolvidas. Verificou-se o impacto da implementação de estratégias de CRM na imagem de marca, influenciando consequentemente o comportamento do consumidor através das variáveis em estudo, confiança, satisfação e lealdade. Com base nos resultados obtidos foram apresentadas implicações teóricas para a gestão e marketing, onde são feitas recomendações às marcas sobre a utilização de softwares e respetivas estratégias, com o objetivo do melhoramento da relação com os consumidores e otimizar em durabilidade, volume de vendas e lucros obtidos.pt_PT
dc.identifier.tid203651251pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9728
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCRM (Gestão do relacionamento com os clientes)pt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectImagem de marcapt_PT
dc.titleImplementação de CRM com impacto direto na Organizaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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