Repository logo
 
Publication

O contributo do jogo para a consolidação da aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico:um estudo de caso numa turma de 3.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCosta, Adriana Maria Lage da
dc.contributor.authorGomes, Inês Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2025-06-30T13:26:50Z
dc.date.available2025-06-30T13:26:50Z
dc.date.issued2025-05-28
dc.description.abstractO presente relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo apresentar duas partes fundamentais e complementares do meu percurso educativo: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Assim, a dimensão reflexiva contempla todas as aprendizagens vividas e desafios mais significativos ao longo das Práticas Educativas, pelos contextos educativos onde tive o prazer de passar. Nesse sentido, a secção destinada à dimensão reflexiva espelha o percurso vivido de forma crítica e fundamentada acerca das aprendizagens, desafios e progressos sentidos ao longo dos dois anos que possibilitaram uma evolução ao nível pessoal e profissional. A dimensão investigativa insere-se numa análise das vivências dos alunos, assim como do desenvolvimento das suas aprendizagens, tendo em vista verificar se o jogo é uma estratégia pedagógica potencializadora da consolidação dessas mesmas aprendizagens. A investigação configura-se como um estudo de caso, com recurso a um método misto, com vista à averiguação das aprendizagens dos alunos de uma turma de 1.º CEB, aquando da utilização de recursos pedagógicos como o jogo no momento de reforço das aprendizagens. A recolha de dados foi realizada mediante grelhas de observação direta e registos em notas de campo. Partindo da análise dos resultados, pode inferir-se que o uso de jogos no contexto educativo pode constituir uma estratégia eficaz para estimular as múltiplas inteligências, promovendo o desenvolvimento integral e a consolidação da aprendizagem, ainda que surjam desafios inerentes à sua aplicação.por
dc.identifier.tid203958390
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13464
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectCompetências Sociais e Pessoais
dc.subjectConsolidação da Aprendizagem
dc.subjectJogo
dc.subjectLudicidade.
dc.titleO contributo do jogo para a consolidação da aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico:um estudo de caso numa turma de 3.º ano de escolaridade
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º CEB e de Português, História e geografia de Portugal no 2º CEB

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
rpes_inesgomes_após correções formais.pdf
Size:
8.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: