Publication
O contributo do jogo para a consolidação da aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico:um estudo de caso numa turma de 3.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Costa, Adriana Maria Lage da | |
dc.contributor.author | Gomes, Inês Sofia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T13:26:50Z | |
dc.date.available | 2025-06-30T13:26:50Z | |
dc.date.issued | 2025-05-28 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo apresentar duas partes fundamentais e complementares do meu percurso educativo: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Assim, a dimensão reflexiva contempla todas as aprendizagens vividas e desafios mais significativos ao longo das Práticas Educativas, pelos contextos educativos onde tive o prazer de passar. Nesse sentido, a secção destinada à dimensão reflexiva espelha o percurso vivido de forma crítica e fundamentada acerca das aprendizagens, desafios e progressos sentidos ao longo dos dois anos que possibilitaram uma evolução ao nível pessoal e profissional. A dimensão investigativa insere-se numa análise das vivências dos alunos, assim como do desenvolvimento das suas aprendizagens, tendo em vista verificar se o jogo é uma estratégia pedagógica potencializadora da consolidação dessas mesmas aprendizagens. A investigação configura-se como um estudo de caso, com recurso a um método misto, com vista à averiguação das aprendizagens dos alunos de uma turma de 1.º CEB, aquando da utilização de recursos pedagógicos como o jogo no momento de reforço das aprendizagens. A recolha de dados foi realizada mediante grelhas de observação direta e registos em notas de campo. Partindo da análise dos resultados, pode inferir-se que o uso de jogos no contexto educativo pode constituir uma estratégia eficaz para estimular as múltiplas inteligências, promovendo o desenvolvimento integral e a consolidação da aprendizagem, ainda que surjam desafios inerentes à sua aplicação. | por |
dc.identifier.tid | 203958390 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13464 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Aprendizagem | |
dc.subject | Competências Sociais e Pessoais | |
dc.subject | Consolidação da Aprendizagem | |
dc.subject | Jogo | |
dc.subject | Ludicidade. | |
dc.title | O contributo do jogo para a consolidação da aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico:um estudo de caso numa turma de 3.º ano de escolaridade | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português, História e geografia de Portugal no 2º CEB |