Repository logo
 
Publication

O percurso formativo em educação de infância: do objeto de transição ao projeto das abelhas

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.authorHenriques, Tatiana dos Santos
dc.date.accessioned2016-05-20T10:54:00Z
dc.date.available2016-05-20T10:54:00Z
dc.date.issued2015-07-22
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Composto por quatro capítulos: o Capitulo I - Dimensão Reflexiva (Creche), o capítulo II- Dimensão Investigativa (Creche), o capítulo III – Dimensão Reflexiva (Jardim-de-Infância) e o capítulo IV – Projeto “As abelhas”, dá a conhecer o percurso formativo realizado no ano letivo 2014/2015, na prática pedagógica, no Mestrado em Educação Pré-Escolar. O capítulo I apresenta uma reflexão sobre a prática em contexto de creche, tendo como indicadores de referência: a) Contextualização da prática pedagógica; b) O que é ser educador em creche (a importância da brincadeira livre, dos cuidados de saúde e da adaptação das crianças à creche). No capítulo II é apresentado um ensaio investigativo realizado em contexto de creche, com a finalidade de identificar e discutir as interações que R. e C. estabeleciam com os seus objetos de transição, após se deitarem no catre, até adormecerem. Este estudo qualitativo-descritivo de índole exploratório revelou que a maioria das interações com os objetos de transição era feita através do tato e que os objetos de transição ajudaram a criança a aceitar o tempo de separação. O capítulo III apresenta uma reflexão sobre a prática em contexto de jardim-de-infância, tendo como indicadores de referência: a) Contextualização da prática pedagógica em contexto de jardim-de-infância; b) o que é ser educador em contexto de jardim-de-infância (estratégias do educador, na Área de Expressão e Comunicação; na Área de Formação Pessoal e Social e na Área do Conhecimento do Mundo). No capítulo IV é apresentado o projeto “As abelhas” realizado em contexto de jardim-de-infância, (Metodologia de Trabalho de Projeto). Este Projeto contou com a participação de todos os intervenientes educativos, permitiu que as crianças conhecessem o mundo das abelhas e abrangeu saberes de todas as áreas de conteúdo (Ministério da Educação, 1997).pt_PT
dc.identifier.tid201162547pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1843
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbelhaspt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleO percurso formativo em educação de infância: do objeto de transição ao projeto das abelhaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O PERCURSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA_Tatiana_HENRIQUES_2015.pdf
Size:
3.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: