Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise do papel dos Business Angels no fomento do empreendedorismo e da inovação empresarial

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MFE_Patricia Sousa _2014.pdfdissertação completa873.92 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A escassez de capital de risco para start-ups e pequenas empresas de base tecnológica é um tema cada vez mais abordado, pelo que nos últimos anos o interesse pelo mercado de capital de risco informal, ou seja, os investidores particulares (business angels) que investem o seu capital em pequenas empresas não cotadas, tem aumentado significativamente, contudo o conhecimento sobre este mercado é limitado. Este crescimento de interesse, através de estudos e pesquisas, pela atividade dos business angels tem sido acompanhado por um aumento do número diversificado de iniciativas, públicas e privadas, para explicar e desenvolver o mercado de capital de risco informal. Contudo, a falta de dados sobre os investimentos dos business angels indica que existe muito pouca evidência sobre o impacto dessas formas de intervenção, apesar do surgimento dos business angels ter vindo colmatar uma lacuna de financiamento no mercado. Efetivamente, o papel dos business angels é fornecer capital à atividade empreendedora e inovadora, que sustente uma alta proporção de crescimento económico. Por consequência, tem existido uma dificuldade por parte dos empreendedores em identificar investidores dispostos a investirem no seu negócio, e vice-versa, conduzindo, assim, a elevados custos de pesquisa para ambos. Como resultado surgiram as redes de business angels, como um canal de comunicação entre os investidores de capital de risco privados informais e os empreendedores que procuram capital de risco. Assim sendo, o presente estudo visou analisar a influência dos business angels no empreendedorismo e na inovação, através das associações de business angels e comparar os resultados obtidos acerca da sua atividade, âmbito de atuação e preferências com resultados de estudos elaborados sobre redes de business angels. Tendo com este estudo concluindo-se que as associações de business angels operam numa escala local e regional, como a maioria das redes de business angels e que o número de redes de business angels tem vindo a aumentar, nomeadamente desde a constituição da primeira rede em 2010 já foram criadas onze. Conclui-se, ainda, que como em outras associações de business angels europeias, também em Portugal a maioria das associações de business angels mostram ter menos de 75 investidores e que têm como preferência os setores de atividade de alta tecnologia, tecnologias de informação, telecomunicações e internet/comércio eletrónico.

Description

Dissertação de Mestrado em Finanças Empresariais apresentada à Escola Superior de Tecnologia de Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Keywords

Business angels Empreendedorismo Empresas Inovação Redes de business angels

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License