Publication
Projeto de um veículo utilitário elétrico
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Carlos Daniel Henriques | |
dc.contributor.advisor | Santos, Sérgio Pereira dos | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Manuel Pereira da Costa e | |
dc.contributor.author | Tereso, Rui Miguel Pinheiro | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T14:53:51Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T14:53:51Z | |
dc.date.issued | 2020-07-30 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho consistiu no desenvolvimento de um módulo de distribuição de potência elétrica de baixo custo a implementar num veículo de propulsão elétrica. Trata-se de um equipamento versátil e modular que, agrupa a energia proveniente de um ou dois módulos de baterias e distribui-a em múltiplas saídas devidamente protegidas por fusíveis. Integra uma eletrónica de controlo para monitorização contínua dos níveis de segurança elétrica do equipamento e do veículo, nomeadamente o circuito de interlock, o circuito de controlo dos níveis de isolamento e ainda o módulo para descarga das tensões acumuladas nos elementos capacitivos dos componentes de alta tensão. De forma a esclarecer o operador quanto ao método de utilização do equipamento, foi criado um manual com toda a informação técnica. Tendo por base os circuitos de referência da Texas Instruments Inc.®, os sistemas de segurança foram testados e, com as conclusões, foi projetado e construído um módulo de controlo eletrónico especificamente para o módulo de distribuição de potência. Nele foi adaptado o hardware dos sistemas de segurança testados e integrado um microcontrolador para processamento da informação proveniente de todos os sistemas, assim como a gestão dos atuadores adicionados. Foi desenvolvido um firmware específico para gestão e comunicação da informação de todo o sistema. Adicionalmente, e tendo por base uma pesquisa sobre os processos de descarga da tensão acumulada nos componentes capacitivos de um veículo elétrico, foi desenvolvido um módulo de descarga. Realizou-se uma seleção de componentes elétricos e estruturais e posteriormente foi desenvolvido o projeto mecânico do módulo de distribuição de potência, ponderando todas as restrições físicas, mecânicas e elétricas a este associados. Por fim, procedeu-se à sua construção. Foram realizados ensaios experimentais a fim de ajustar os parâmetros de funcionamento dos módulos de controlo eletrónico e verificar o estado dos atuadores perante situações de falha de segurança. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se o correto funcionamento de todo o firmware e hardware desenvolvidos na construção do módulo de distribuição de potência. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202629732 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5313 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Veículo elétrico | pt_PT |
dc.subject | Módulo de distribuição de potência | pt_PT |
dc.subject | Segurança elétrica | pt_PT |
dc.subject | Interlock | pt_PT |
dc.subject | Isolamento elétrico | pt_PT |
dc.title | Projeto de um veículo utilitário elétrico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- MEAU Projet Rui Tereso julho 2020_com correções formais.pdf
- Size:
- 14.22 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: