Repository logo
 
Publication

Autoaprendizagem online do webQDA: uma análise de grupos focais

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Computação e da Informação
dc.contributor.authorFreitas, Fábio
dc.contributor.authorSouza, Francislê Neri de
dc.contributor.authorCosta, António Pedro
dc.date.accessioned2025-09-10T10:42:30Z
dc.date.available2025-09-10T10:42:30Z
dc.date.issued2020-09
dc.description.abstractO recurso aos Qualitative Data Analysis Software (QDAS) é algo cada vez mais incontornável entres investigadores qualitativos. Porém, o uso destas ferramentas digitais não é pacifico, pois, o processo de aprendizagem pode ser uma barreira para os investigadores. Este estudo é parte integrante de um projeto de investigação e procura analisar esta curva de aprendizagem através da recolha de dados relativos à análise do Protótipo de Aprendizagem online (PAo) do webQDA®. Este estudo de natureza qualitativa teve por base dois grupos focais. Os resultados demonstraram que, apesar do PAo ser uma ferramenta útil na aprendizagem, apresenta limitações em termos de Usabilidade, o que acaba por proporcionar uma má Experiência de Utilizador (UX). Esta análise foi realizada com o próprio webQDA® e mostrou-se essencial na identificação das fragilidades do PAo e para o processo de criação de diretrizes gerais de um Ambiente de Autoaprendizagem online para o webQDA®.por
dc.description.abstractThe use of Qualitative Data Analysis Software (QDAS) is an unavoidable fact among qualitative researchers. However, the process of adopting these digital tools is not peaceful, as there is a whole process of learning from QDAS, which can be a barrier for researchers. The present study is part of a research project and aims to study this learning curve through collect data related to the analysis of an online Learning Prototype (PAo) of webQDA®. This qualitative research was based on two focus groups. The results demonstrated that, although the PAo proves to be a useful tool in learning, it has limitations in terms of Usability, which ends up providing a bad User experience (UX). These analyzes were carried out with webQDA® and proved to be essential in identifying the weaknesses of the PAo and in the process of creating general guidelines for the webQDA® online Self-Learning Environment.eng
dc.identifier.citationFreitas, Fábio, Souza, Francislê Neri de, & Costa, António Pedro. (2020). Autoaprendizagem online do webQDA: uma análise de grupos focais. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (38), 1-16. https://doi.org/10.17013/risti.38.1-16.
dc.identifier.doi10.17013/risti.38.1-16
dc.identifier.issn1646-9895
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14033
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.relation.hasversionhttps://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
dc.relation.ispartofRISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectInvestigação Qualitativa
dc.subjectQDAS
dc.subjectAutoaprendizagem
dc.subjectQualitative Research
dc.subjectSelf-learning
dc.titleAutoaprendizagem online do webQDA: uma análise de grupos focais
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage16
oaire.citation.issue38
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleRISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameFreitas
person.givenNameFábio
person.identifier.orcid0000-0001-5930-068X
relation.isAuthorOfPublicationc438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autoaprendizagem online do webQDA Uma análise de grupos focais.pdf
Size:
589.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
O recurso aos Qualitative Data Analysis Software (QDAS) é algo cada vez mais incontornável entres investigadores qualitativos. Porém, o uso destas ferramentas digitais não é pacifico, pois, o processo de aprendizagem pode ser uma barreira para os investigadores. Este estudo é parte integrante de um projeto de investigação e procura analisar esta curva de aprendizagem através da recolha de dados relativos à análise do Protótipo de Aprendizagem online (PAo) do webQDA®. Este estudo de natureza qualitativa teve por base dois grupos focais. Os resultados demonstraram que, apesar do PAo ser uma ferramenta útil na aprendizagem, apresenta limitações em termos de Usabilidade, o que acaba por proporcionar uma má Experiência de Utilizador (UX). Esta análise foi realizada com o próprio webQDA® e mostrou-se essencial na identificação das fragilidades do PAo e para o processo de criação de diretrizes gerais de um Ambiente de Autoaprendizagem online para o webQDA®.
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: