Publication
Autoaprendizagem online do webQDA: uma análise de grupos focais
| datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação | |
| dc.contributor.author | Freitas, Fábio | |
| dc.contributor.author | Souza, Francislê Neri de | |
| dc.contributor.author | Costa, António Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-10T10:42:30Z | |
| dc.date.available | 2025-09-10T10:42:30Z | |
| dc.date.issued | 2020-09 | |
| dc.description.abstract | O recurso aos Qualitative Data Analysis Software (QDAS) é algo cada vez mais incontornável entres investigadores qualitativos. Porém, o uso destas ferramentas digitais não é pacifico, pois, o processo de aprendizagem pode ser uma barreira para os investigadores. Este estudo é parte integrante de um projeto de investigação e procura analisar esta curva de aprendizagem através da recolha de dados relativos à análise do Protótipo de Aprendizagem online (PAo) do webQDA®. Este estudo de natureza qualitativa teve por base dois grupos focais. Os resultados demonstraram que, apesar do PAo ser uma ferramenta útil na aprendizagem, apresenta limitações em termos de Usabilidade, o que acaba por proporcionar uma má Experiência de Utilizador (UX). Esta análise foi realizada com o próprio webQDA® e mostrou-se essencial na identificação das fragilidades do PAo e para o processo de criação de diretrizes gerais de um Ambiente de Autoaprendizagem online para o webQDA®. | por |
| dc.description.abstract | The use of Qualitative Data Analysis Software (QDAS) is an unavoidable fact among qualitative researchers. However, the process of adopting these digital tools is not peaceful, as there is a whole process of learning from QDAS, which can be a barrier for researchers. The present study is part of a research project and aims to study this learning curve through collect data related to the analysis of an online Learning Prototype (PAo) of webQDA®. This qualitative research was based on two focus groups. The results demonstrated that, although the PAo proves to be a useful tool in learning, it has limitations in terms of Usability, which ends up providing a bad User experience (UX). These analyzes were carried out with webQDA® and proved to be essential in identifying the weaknesses of the PAo and in the process of creating general guidelines for the webQDA® online Self-Learning Environment. | eng |
| dc.identifier.citation | Freitas, Fábio, Souza, Francislê Neri de, & Costa, António Pedro. (2020). Autoaprendizagem online do webQDA: uma análise de grupos focais. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (38), 1-16. https://doi.org/10.17013/risti.38.1-16. | |
| dc.identifier.doi | 10.17013/risti.38.1-16 | |
| dc.identifier.issn | 1646-9895 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/14033 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | |
| dc.relation.hasversion | https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt?script=sci_arttext&pid=S1646-98952020000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt | |
| dc.relation.ispartof | RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.subject | Investigação Qualitativa | |
| dc.subject | QDAS | |
| dc.subject | Autoaprendizagem | |
| dc.subject | Qualitative Research | |
| dc.subject | Self-learning | |
| dc.title | Autoaprendizagem online do webQDA: uma análise de grupos focais | |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 16 | |
| oaire.citation.issue | 38 | |
| oaire.citation.startPage | 1 | |
| oaire.citation.title | RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Freitas | |
| person.givenName | Fábio | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5930-068X | |
| relation.isAuthorOfPublication | c438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c438e79d-aba0-463e-b97b-ba1b306ceace |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Autoaprendizagem online do webQDA Uma análise de grupos focais.pdf
- Size:
- 589.01 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- O recurso aos Qualitative Data Analysis Software (QDAS) é algo cada vez mais incontornável entres investigadores qualitativos. Porém, o uso destas ferramentas digitais não é pacifico, pois, o processo de aprendizagem pode ser uma barreira para os investigadores. Este estudo é parte integrante de um projeto de investigação e procura analisar esta curva de aprendizagem através da recolha de dados relativos à análise do Protótipo de Aprendizagem online (PAo) do webQDA®. Este estudo de natureza qualitativa teve por base dois grupos focais. Os resultados demonstraram que, apesar do PAo ser uma ferramenta útil na aprendizagem, apresenta limitações em termos de Usabilidade, o que acaba por proporcionar uma má Experiência de Utilizador (UX). Esta análise foi realizada com o próprio webQDA® e mostrou-se essencial na identificação das fragilidades do PAo e para o processo de criação de diretrizes gerais de um Ambiente de Autoaprendizagem online para o webQDA®.
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
