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LiNGS : framework de desenvolvimento de jogos multijogador em rede para dispositivos móveis
| dc.contributor.author | Costa, Valter José Correia | |
| dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:58:06Z | |
| dc.date.available | 2015-03-23T15:58:06Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description | Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pela Doutora Catarina Silva. | por |
| dc.description.abstract | O crescimento do mercado de dispositivos móveis causou uma grande procura de formas de entretenimento, nomeadamente jogos digitais, já existentes noutras plataformas como consolas e computadores pessoais. A facilidade na forma de desenvolvimento e distribuição para este tipo de dispositivos criou oportunidades para empresas e programadores produzirem jogos para plataformas móveis. As limitações dos dispositivos móveis obrigaram a certas restrições de conteúdo e de funcionalidades nos jogos desenvolvidos, nomeadamente a opção de multijogador em rede. Várias características dos dispositivos móveis não permitem a correta implementação de jogos multijogador em rede da mesma forma que é feito em plataformas fixas, como por exemplo computadores pessoais. Por outro lado, a evolução das tecnologias de rede e de processamento trouxe a possibilidade de criação de jogos multijogador em rede para os dispositivos móveis, existindo no entanto ainda várias limitações e precauções que devem ser respeitadas no desenvolvimento de jogos para este tipo de dispositivos. Neste projeto são propostos a especificação e o desenvolvimento de uma framework de suporte para a criação de jogos multijogador em rede – LiNGS (Lightweight Networked Game System). A framework LiNGS tem como principal objetivo facilitar a criação de jogos multijogador em rede para dispositivos móveis, abstraindo as limitações e os problemas característicos dos dispositivos e dos meios associados e fornecendo funcionalidades que permitam agilizar o desenvolvimento e execução do jogo. O sistema LiNGS foi desta forma desenhado e desenvolvido para fornecer o suporte e tratar os problemas dos dispositivos móveis no contexto de jogos multijogador em rede, limitando e precavendo os problemas de redes, reduzindo o consumo de bateria e o processamento a cargo dos dispositivos. Foram realizados vários testes quem comprovam a eficácia e fiabilidade do sistema LiNGS. Para tal foi criado um jogo de teste com a utilização do LiNGS. As várias técnicas utilizadas no sistema permitem a redução de 50% dos pacotes enviados nas redes de comunicação. Estes resultados mostram que o desenvolvimento de jogos multijogador para dispositivos móveis é, atualmente, uma realidade e que os problemas do seu desenvolvimento e funcionamento podem ser limitados ou resolvidos por sistemas como o LiNGS. | por |
| dc.identifier.tid | 201891425 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1369 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | por |
| dc.subject | Jogos | por |
| dc.subject | Dispositivos móveis | por |
| dc.subject | Multijogador | por |
| dc.subject | Redes | por |
| dc.subject | Framework | por |
| dc.subject | LiNGS | por |
| dc.title | LiNGS : framework de desenvolvimento de jogos multijogador em rede para dispositivos móveis | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
