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LiNGS : framework de desenvolvimento de jogos multijogador em rede para dispositivos móveis

dc.contributor.authorCosta, Valter José Correia
dc.date.accessioned2015-03-23T15:58:06Z
dc.date.available2015-03-23T15:58:06Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pela Doutora Catarina Silva.por
dc.description.abstractO crescimento do mercado de dispositivos móveis causou uma grande procura de formas de entretenimento, nomeadamente jogos digitais, já existentes noutras plataformas como consolas e computadores pessoais. A facilidade na forma de desenvolvimento e distribuição para este tipo de dispositivos criou oportunidades para empresas e programadores produzirem jogos para plataformas móveis. As limitações dos dispositivos móveis obrigaram a certas restrições de conteúdo e de funcionalidades nos jogos desenvolvidos, nomeadamente a opção de multijogador em rede. Várias características dos dispositivos móveis não permitem a correta implementação de jogos multijogador em rede da mesma forma que é feito em plataformas fixas, como por exemplo computadores pessoais. Por outro lado, a evolução das tecnologias de rede e de processamento trouxe a possibilidade de criação de jogos multijogador em rede para os dispositivos móveis, existindo no entanto ainda várias limitações e precauções que devem ser respeitadas no desenvolvimento de jogos para este tipo de dispositivos. Neste projeto são propostos a especificação e o desenvolvimento de uma framework de suporte para a criação de jogos multijogador em rede – LiNGS (Lightweight Networked Game System). A framework LiNGS tem como principal objetivo facilitar a criação de jogos multijogador em rede para dispositivos móveis, abstraindo as limitações e os problemas característicos dos dispositivos e dos meios associados e fornecendo funcionalidades que permitam agilizar o desenvolvimento e execução do jogo. O sistema LiNGS foi desta forma desenhado e desenvolvido para fornecer o suporte e tratar os problemas dos dispositivos móveis no contexto de jogos multijogador em rede, limitando e precavendo os problemas de redes, reduzindo o consumo de bateria e o processamento a cargo dos dispositivos. Foram realizados vários testes quem comprovam a eficácia e fiabilidade do sistema LiNGS. Para tal foi criado um jogo de teste com a utilização do LiNGS. As várias técnicas utilizadas no sistema permitem a redução de 50% dos pacotes enviados nas redes de comunicação. Estes resultados mostram que o desenvolvimento de jogos multijogador para dispositivos móveis é, atualmente, uma realidade e que os problemas do seu desenvolvimento e funcionamento podem ser limitados ou resolvidos por sistemas como o LiNGS.por
dc.identifier.tid201891425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1369
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapor
dc.subjectJogospor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectMultijogadorpor
dc.subjectRedespor
dc.subjectFrameworkpor
dc.subjectLiNGSpor
dc.titleLiNGS : framework de desenvolvimento de jogos multijogador em rede para dispositivos móveispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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