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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O crescimento do mercado de dispositivos móveis causou uma grande procura de formas de
entretenimento, nomeadamente jogos digitais, já existentes noutras plataformas como consolas
e computadores pessoais. A facilidade na forma de desenvolvimento e distribuição para
este tipo de dispositivos criou oportunidades para empresas e programadores produzirem jogos
para plataformas móveis.
As limitações dos dispositivos móveis obrigaram a certas restrições de conteúdo e de funcionalidades
nos jogos desenvolvidos, nomeadamente a opção de multijogador em rede. Várias
características dos dispositivos móveis não permitem a correta implementação de jogos multijogador
em rede da mesma forma que é feito em plataformas fixas, como por exemplo
computadores pessoais. Por outro lado, a evolução das tecnologias de rede e de processamento
trouxe a possibilidade de criação de jogos multijogador em rede para os dispositivos
móveis, existindo no entanto ainda várias limitações e precauções que devem ser respeitadas
no desenvolvimento de jogos para este tipo de dispositivos.
Neste projeto são propostos a especificação e o desenvolvimento de uma framework de suporte
para a criação de jogos multijogador em rede – LiNGS (Lightweight Networked Game
System). A framework LiNGS tem como principal objetivo facilitar a criação de jogos multijogador
em rede para dispositivos móveis, abstraindo as limitações e os problemas característicos
dos dispositivos e dos meios associados e fornecendo funcionalidades que permitam
agilizar o desenvolvimento e execução do jogo.
O sistema LiNGS foi desta forma desenhado e desenvolvido para fornecer o suporte e tratar
os problemas dos dispositivos móveis no contexto de jogos multijogador em rede, limitando
e precavendo os problemas de redes, reduzindo o consumo de bateria e o processamento a
cargo dos dispositivos. Foram realizados vários testes quem comprovam a eficácia e fiabilidade do sistema LiNGS.
Para tal foi criado um jogo de teste com a utilização do LiNGS. As várias técnicas utilizadas
no sistema permitem a redução de 50% dos pacotes enviados nas redes de comunicação.
Estes resultados mostram que o desenvolvimento de jogos multijogador para dispositivos
móveis é, atualmente, uma realidade e que os problemas do seu desenvolvimento e funcionamento
podem ser limitados ou resolvidos por sistemas como o LiNGS.
Description
Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pela Doutora Catarina Silva.
Keywords
Jogos Dispositivos móveis Multijogador Redes Framework LiNGS
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria
